Uruguaiana tem expressivo aumento de empregos formais nos últimos cinco anos
O governador Eduardo Leite cumpriu agenda em Uruguaiana nesta quinta-feira (11/12). Durante a passagem pelo município, ele fez anúncios nas áreas da saúde e segurança. Além disso, também apresentou um estudo realizado pelo Governo do Estado sobre índices e impactos das lojas francas em Uruguaiana.
Saúde
Leite lançou oficialmente o Programa Mais Assistência, do IPE Saúde. A ação amplia e redimensiona a rede credenciada de médicos, principalmente do interior do estado. Atualmente, a região de Uruguaiana conta com 389 médicos. O novo edital prevê 1.008 vagas para profissionais da região. Em 2024, foram 190 mil consultas. A partir do programa, a previsão é de que no mesmo período esse número suba para 269 mil.
Segurança
Outro pauta tratada foi a instalação da Patrulha Bernardo em Uruguaiana. A cidade recebeu uma viatura para atender as demandas. A ação é em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul. O trabalho visa intensificar a proteção das crianças.
Tudo Fácil
Até o próximo dia 19 de dezembro, sexta-feira, a população de Uruguaiana terá à disposição uma unidade móvel do Tudo Fácil. Ela vai ficar estacionada em frente à Prefeitura, na Rua 15 de Novembro. O atendimento vai acontecer de segunda a sexta das 9h30 às 12h e das 13h às 17h. O público terá suporte em 750 serviços públicos, como: informações sobre identidade, alvarás e certidões, e serviços do Detran, por exemplo.
Free shops
Em julho de 2025, a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) iniciou um estudo para apurar os impactos dos free shops na cidade. A pesquisa vai valer como embasamento, por exemplo, para pleitear junto ao Governo Federal o aumento da cota mensal nas compras em lojas francas. Lideranças políticas e empresariais afirmam que a elevação de 500 para mil dólares vai atrair mais turistas e intensificar o desenvolvimento local.
O estudo apontou que Uruguaiana é referência no segmento lojas francas de fronteira. A cidade foi a pioneira no projeto e é a líder em vendas. Em 2024, Uruguaiana foi responsável por 46% do comércio das lojas francas de fronteira.
Em dois anos, as vendas dos free shops de Uruguaiana mais do que dobraram. Em 2022, movimentaram R$ 100 milhões. Já em 2024 esse índice subiu para R$ 207 milhões.
A pesquisa também identificou impactos em outras áreas, de forma indireta. Os empregos formais ligados ao comércio aumentaram 25% entre 2020 e 2025 no município. Além disso, os setores de alimentação e hospedagem registraram aumento de 59% nos empregos formais desde 2020. Número bastante superior à média do estado no mesmo período, que foi de 25%.
O estudo foi conduzido pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).
Inauguração
Por fim, o governador Eduardo Leite participou da inauguração de mais uma unidade de free shop em Uruguaiana.
Durante as agendas, o prefeito Carlos Delgado foi representado pelo prefeito em exercício, Telson Morsch dos Reis. Delgado se encontra em Brasília para tratar do projeto do Hospital Federal Regional em Uruguaiana.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU