Com a chegada das temperaturas mais baixas, um movimento solidário começa a ganhar forma em Uruguaiana. Entre os dias 08 e 31 de maio, a cidade se une em mais uma edição da Campanha do Agasalho 2026, com o tema “O frio passa, tua atitude fica”. A cerimônia de lançamento será realizada na sexta-feira, 08 de maio, a partir das 09h, em frente à Prefeitura de Uruguaiana, junto ao ponto de coleta. A ação é organizada pela Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.
“Quando o frio chega, a gente sente ainda mais o quanto um gesto simples pode fazer diferença na vida de alguém. Eu acredito muito nessa corrente de cuidado entre as pessoas. Cada peça doada carrega mais do que tecido, carrega atenção, respeito e cuidado”, destaca o prefeito Carlos Delgado.
O ponto de coleta localizado na Prefeitura de Uruguaiana estará disponível de segunda a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos, das 9h às 13h, durante todo o período da campanha, de 08 a 31 de maio, facilitando o acesso das pessoas que desejam contribuir.
COMO FUNCIONA A CAMPANHA
A campanha tem como objetivo arrecadar roupas de inverno e cobertores em bom estado de conservação. Todos os itens recebidos serão encaminhados para a Loja Solidária Irmã Dulce, onde passam por um processo de separação e avaliação antes de serem disponibilizados às famílias.
Com a queda nas temperaturas já registrada nos primeiros dias de frio, a procura por peças de inverno na Loja Solidária aumentou, evidenciando a importância das doações neste período.
IMPACTO SOCIAL DA LOJA SOLIDÁRIA
Inaugurada em 24 de abril de 2022 e administrada pela Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, a Loja Solidária Irmã Dulce se tornou um serviço presente na vida de muitas famílias. Somente no primeiro trimestre de 2026 foram contabilizados 23.744 itens entregues, sendo o mês de março responsável por 6.872 peças destinadas a pessoas que buscaram apoio.
Desde sua criação, mais de 37.579 pessoas já foram atendidas. Ao todo, foram distribuídos 344.008 itens entre roupas e calçados, levando dignidade e suporte para quem mais precisa.
ORIENTAÇÕES PARA DOAÇÃO
“É importante que as pessoas observem o estado das peças antes de doar. Roupas de inverno e cobertores limpos e em boas condições fazem toda a diferença no atendimento. Nosso trabalho envolve organização e cuidado para que cada item chegue a quem realmente precisa com qualidade”, explica a secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Ancinello.
A Secretaria de Desenvolvimento Social orienta que as doações sejam direcionadas principalmente para roupas de frio, como casacos, blusas, calças e cobertores, mas ressalta que toda doação é bem-vinda.
PONTOS DE COLETA CONFIRMADOS
Os primeiros pontos de coleta já estão disponíveis em diversos locais da cidade, ampliando as possibilidades de participação das pessoas. Confira os pontos de coleta:
Olavo Pré-vestibular
Posto Santa Lúcia
Loja Frizzo
Modapé Esportes
Supermercado Rispoli
Yázigi
Casa do Gaúcho
Supermercado Baklizi na Pinheiro 1
Ótica Popular
Mercearia da Praça
Prefeitura de Uruguaiana
Palácio das Delícias
10ª Coordenadoria de Educação
Ferragem Schneider
Mistura Fina
Patrulha Canina Rações
Rancho Novo
Supermercado Baklizi Pinheiro 2
Instituto Federal Farroupilha IFFar
Pro Fit Academia
Farmácia São João Duque
Farmácia São João Calçadão
Quartel General QG
8º Regimento de Cavalaria Mecanizado
22º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado
Escola Laura Vicunha
Para maiores informações, os interessados poderão procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social, localizada na Rua. Dr. Maia, 3112 - Centro, em cima do Restaurante Popular, no horário das 08h às 14h sem fechar ao meio-dia.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU