Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Uruguaiana/RS e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Uruguaiana/RS
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social YouTube
Notícias da Prefeitura
JUN
24
24 JUN 2026
SAÚDE
PREFEITURA RECEPCIONA PROFISSIONAIS QUE VÃO INTEGRAR EQUIPES DE TERCEIRO TURNO DAS ESF’S DURANTE O INVERNO
Foto Noticia Principal Grande
Foto: Thiago Valença/Secom PMU
receba notícias
A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou encontro para recepcionar os profissionais que vão fazer parte do projeto Saúde do Bairro no Inverno. A iniciativa representa o funcionamento com terceiro turno de três unidades de saúde durante o período mais frio do ano. A ação visa ampliar o acesso e o suporte às pessoas em um período do ano em que o número de casos de agravos respiratórios aumenta.
 
As unidades que vão funcionar com terceiro turno são as Estratégias de Saúde da Família 7 (União das Vilas), 21 (Centro) e 22 (Cabo Luís Quevedo). Além do horário tradicional, elas também vão operar das 18h às 22h de segunda a sexta-feira, inclusive em feriados. Para isso, a Prefeitura abriu o Processo Seletivo 205, após aprovação de projeto de lei do Executivo na Câmara de Vereadores. O PSS 205 versou sobre a contratação de equipes extras para atuar no programa.
 
“A vida deve estar em primeiro lugar. O projeto representa, na verdade, um investimento que preza pela prevenção e um suporte rápido e efetivo. O cenário que se apresenta para 2026 é de um inverno rigoroso. Com essa ação, visamos evitar a superlotação de UPA e Pronto Socorro. Além disso, o amparo nos bairros é fundamental para facilitar e aproximar o acesso por parte da população”, declara o prefeito Carlos Delgado.
 
Foram convocados seis médicos; três enfermeiros; três técnicos de enfermagem; três farmacêuticos; três recepcionistas; e três auxiliares de higienização. Os profissionais fizeram as entregas de documentos até esta terça-feira (23/6), realizaram o exame admissional nesta quarta-feira (24/6), e já iniciam as atividades a partir das 18h desta quinta-feira.
 
“É um projeto essencial para enfrentarmos esse período em que naturalmente os casos de doenças respiratórias crescem. Todo esse esforço é baseado também na busca por evitar e economizar com internações. A iniciativa também é importante para que casos leves não evoluam e não se transformem em situações de alta complexidade”, salienta o secretário municipal de Saúde José Luiz Saldanha.
 
A ação também tem o intuito de desafogar unidades como a UPA Zilda Arns e o Pronto Socorro do Hospital Santa Casa.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU
Secretarias Vinculadas
Seta
Telefone: (55) 3911-3018
Endereço: Palácio Rio Branco - Rua 15 de Novembro, 1882 - Bairro: Centro | CEP: 97501-532
Das 08h às 14h.
Prefeitura Municipal de Uruguaiana/RS
Versão do Sistema: 3.5.3 - 19/06/2026
Copyright Instar - 2006-2026. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia