O descarte irregular de lixo em vias públicas, áreas verdes e terrenos é um problema que afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas e gera impactos ambientais, sanitários e urbanos. Além de comprometer a limpeza da cidade, essa prática favorece a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças, provoca mau cheiro, obstrui sistemas de drenagem e aumenta os riscos de alagamentos durante os períodos de chuva.
A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Semas), realiza o acompanhamento dessas situações e adota as medidas previstas quando recebe informações que permitam identificar os responsáveis. No entanto, muitos descartes ocorrem em horários e locais sem fiscalização direta, tornando a denúncia da população uma ferramenta fundamental para combater esse tipo de infração.
O prefeito Carlos Delgado destaca que o cuidado com a cidade depende da participação de todos. “Quando alguém descarta lixo em um terreno ou em uma via pública, o prejuízo não é apenas para aquele local. É um problema que acaba atingindo vizinhos, famílias e toda a cidade. Denunciar é uma forma de ajudar a preservar os espaços que pertencem a todos nós.”
RESPONSABILIDADE DOS PROPRIETÁRIOS
A manutenção, limpeza e conservação dos terrenos particulares são de responsabilidade dos proprietários. Manter os espaços limpos evita o acúmulo de resíduos, o surgimento de focos de insetos e contribui para a segurança e o bem-estar dos moradores da região. Em caso de suposto abandono na responsabilidade de limpeza, estes locais também podem ser denunciados, desde que se obtenha as informações necessárias para identificar os proprietários.
POR QUE DENUNCIAR É IMPORTANTE
Quando a Prefeitura de Uruguaiana é informada apenas sobre o acúmulo de lixo, muitas vezes é realizada uma ação paliativa, com a retirada dos resíduos do local. Porém, sem a identificação dos responsáveis, o problema tende a se repetir semanas depois.
Por esse motivo, além da limpeza, é necessário fiscalizar e aplicar as medidas cabíveis para impedir que o descarte irregular continue acontecendo. A denúncia permite que a Semas atue de forma mais efetiva e contribui para reduzir a reincidência desses casos.
COMO FAZER A DENÚNCIA ONLINE
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal disponibiliza o sistema SYSNOVA para o registro de denúncias ambientais.
O sistema SYSNOVA está disponível no site oficial da Prefeitura de Uruguaiana. Para acessar, basta entrar na página principal e localizar o banner rotativo disponível na tela inicial. Ao clicar no banner de denúncias ambientais, o cidadão será direcionado para o sistema onde poderá registrar sua ocorrência de forma rápida, segura e anônima.
Esse canal foi criado para facilitar a comunicação entre a população e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Semas), permitindo que situações de descarte irregular de lixo, danos ambientais e outras infrações sejam informadas diretamente aos órgãos responsáveis pela fiscalização.
O procedimento é simples e pode ser realizado de forma anônima.
Clique no Banner Rotativo no site da Prefeitura de Uruguaiana
Preencha os dados da localização da ocorrência, informando rua, bairro e demais informações que auxiliem na identificação do local.
No campo Descrição da Denúncia, relate o ocorrido com o máximo de detalhes possível.
Utilize o campo Observações para complementar informações relevantes.
Na aba Anexos, envie fotografias do local e, sempre que possível, imagens que ajudem a identificar o ato do descarte irregular.
Após conferir as informações, envie a denúncia.
SUA DENÚNCIA FAZ A DIFERENÇA
A participação da população é essencial para manter Uruguaiana mais limpa e organizada. Uma denúncia pode impedir novos descartes, auxiliar na identificação de infratores e contribuir para que os espaços públicos e privados sejam preservados.
A Prefeitura de Uruguaiana e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal seguem atuando para preservar o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida das pessoas, mas esse trabalho também depende da colaboração de quem presencia situações irregulares e escolhe denunciar.









