Na manhã desta segunda-feira (19), iniciou o ano letivo no Colégio Agrícola Municipal Dr. Luiz Martins Bastos. O prefeito Ronnie Mello esteve presente para dar boas-vindas aos alunos do educandário. Também estiveram na abertura do ano letivo no CAM a secretária municipal do Meio Ambiente, Márcia Fumagalli; o presidente da Câmara Municipal, o vereador Irani Coelho Fernandes; e o vereador Carlos Delgado.
O Colégio Agrícola Municipal oferta o curso de Técnico em Agropecuária e nesse semestre recebe mais 120 alunos, chegando com isso, a um total de 290 alunos integrados às suas atividades.
O curso de Técnico em Agropecuária pode ser realizado somente após o término do Ensino Médio. A formação tem duração de 2.195 horas de aulas, ao longo de dois anos com mais seis meses de estágio obrigatório para a conclusão do curso. Os egressos têm seus certificados reconhecidos pelo MEC/SISTEC e pelo CREA/RS.
Atualmente o quadro de professores possui 12 profissionais da área da Medicina Veterinária, Agronomia, Português e Informática. Além disso, são mais sete funcionários que estão à frente da secretaria educacional, biblioteca, coordenadoria pedagógica e manutenção. O colégio possui o suporte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria Municipal de Educação.
O prefeito Ronnie Mello comentou da necessidade da Administração Municipal em apoiar o CAM. “A Prefeitura busca valorizar as atividades do educandário, aplicando investimentos necessários e importantes, que fazem toda a diferença para que os alunos saiam qualificados do colégio e, se possível, já empregados”, disse o prefeito.
Segundo o diretor Nino Oliveira, o CAM foi entregue pela gestão passada com um quadro de servidores aquém de suas necessidades. “O contrato dos instrutores estava vencendo e a escola poderia parar as atividades por um tempo”, ressaltou. “Porém, o prefeito Ronnie Mello conseguiu a extensão do prazo dos contratos e a abertura de um processo seletivo para provimento dos cargos necessários”, salientou o diretor.
Para atividades futuras, o Colégio Agrícola conta com o desenvolvimento de atividades da COOPERCAM, cooperativa idealiza em pro do alunos, professores e funcionários do colégio agrícola municipal que auxilia na busca de recursos para a instituição e comercializa a produção dos alunos gerada nas aulas práticas. “Hoje estamos melhores estruturados, com mais de 100 animais para as aulas práticas de bovinocultura e com a expectativa de grande produção no semestre que se inicia, principalmente na área de olericultura e piscicultura”, finalizou.