Iniciam nesta semana os encontros que buscam orientar as famílias uruguaianenses sobre diversas doenças que podem ser evitadas através de ações de prevenção. A atividade tem o intuito de chamar a atenção da comunidade sobre o quanto é importante evitar doenças totalmente preventivas e, assim, alcançar uma melhor qualidade de vida para todos.
Em Uruguaiana, as ESF´s (Estratégias Saúde da Família) oferecem ao longo do ano atendimentos como: orientações para hipertensos e diabéticos; orientações para a família e a importância dela na sociedade; orientações para as mães sobre o acompanhamento no crescimento e desenvolvimento de seus filhos para obter uma boa saúde; a importância da realização dos reflexos nos recém-nascidos; a realização do teste do pezinho, da orelhinha e do olhinho para conhecer possíveis alterações que, quanto mais precocemente detectadas, evitarão seqüelas neurológicas, intelectuais, auditivas, visuais, de linguagem ou ainda físicas.
A coordenadora dos ESFs, Márcia Emília Arend, salienta que as ações são importantes para chamar a atenção da comunidade sobre o quanto é necessário evitar doenças totalmente preventivas e, assim, alcançar uma melhor qualidade de vida para todos os integrantes da família. “Não é necessário esperar ações coletivas para cuidar da saúde, esses serviços são ofertados por qualquer unidade. Os interessados devem procurar a unidade mais próxima da sua residência”, comenta a coordenadora.
A equipe é composta por médicos, enfermeiros, dentistas, assistente de saúde bucal, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Alguns encontros já ocorreram. Entre eles, os que envolveram o trabalho com o Grupo de Gestantes, atendendo às mães; e o Grupo Hiperdia, para pacientes hipertensos. Nos próximos dias ocorrerão encontros com o Grupo da Família e de Pais e Filhos.
Ao longo do ano são desenvolvidas campanhas nacionais que buscam levar à população informações sobre a prevenção de diversas doenças. Um exemplo disso é o mês de novembro, conhecido como Novembro Azul, que busca conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata e o mês de dezembro, conhecido como Dezembro Vermelho, dedicado a informar sobre a prevenção da transmissão do vírus HIV.
A Coordenadora salienta que nestes meses são desenvolvidas ações específicas com a intenção de chamar a atenção da população para campanhas de conscientização. “Realizamos trabalhos voltados para as famílias todos os dias nas unidades de saúde”, complementa Márcia Arend.