Além da visita ao gigante da metalurgia, o Executivo Municipal esteve em Lajeado e Capão da Canoa, prospectando possíveis investimentos na cidade
Durante o início da semana, a Administração Municipal de Uruguaiana, cumprindo um compromisso assumido ainda antes de iniciar a atual gestão, esteve em visita a grandes empresários gaúchos de vários setores e segmentos que, com um grande potencial de investimento, poderão viabilizar desenvolvimento e geração de emprego e renda no município.
O grupo, liderado pelo prefeito Ronnie Mello, visitou em dois dias, a sede da Tramontina (Carlos Barbosa), Fruki (Lajeado) e Acqua Lokos (Capão da Canoa), além de ser recebido pela Administração Municipal de Lajeado.
Em Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha, a visita foi a uma das unidades de produção da Tramontina, empresa metalúrgica, que além de produzir utensílios metálicos de cozinha (como facas), vende eletrodomésticos, destinados também à culinária, veículos pequenos (como cortadores de grama), aparelhos de jardinagem, ferramentas, mobília, materiais elétricos (tomadas, por exemplo) e utensílios culinários (como panelas, latas de lixo, escorredores de louça e raladores).
A Tramontina tem Centros de Inovação e Pesquisa e Desenvolvimento para suporte em todas as produções e estratégias da empresa. Os parceiros de mercado também podem contar com cinco centros de logística e cinco escritórios regionais de vendas no Brasil para satisfazer os seus clientes. Além disso, uma atuação sustentável faz com que a empresa atue conscientemente também em suas comunidades e no cuidado com o meio ambiente.
Tramontina
No ambiente da Tramontina, o grupo uruguaianense conheceu em detalhes a estrutura responsável por atender o público de 120 países. A comitiva de Uruguaiana apresentou em detalhes os potenciais de crescimento e os investimentos a serem desenvolvidos no município em curto, médio e longo prazo. Além disso, foram mostrados aos empresários todas as possibilidades de incentivos disponibilizados pela Prefeitura Municipal visando buscar o interesse de instalação em Uruguaiana. “Foi um imenso prazer recebê-los em nossa empresa. Para a Tramontina, foi uma grande oportunidade poder apresentar para vocês um pouco da estrutura da Tramontina Cutelaria. Mais uma vez muito obrigado pela visita e esperamos revê-los em breve”, ressaltou o presidente Clovis Tramontina, que esteve ao lado de Clóvis Gusso (Gerente de Vendas), Itamar Sangali (coordenador de vendas), Marcos Antônio Grespan (diretor comercial), na recepção ao grupo uruguaianense.
Fruki
Em Lajeado, na sede da Fruki, os uruguaianenses foram recebidos pelo presidente da empresa Nelson Eggers. A Fruki, fabricante de bebidas, é uma empresa de administração familiar, fundada em 1924. Hoje é a maior indústria regional de refrigerantes do Rio Grande do Sul, com capacidade anual de 300 milhões de litros de bebidas atingindo 12% do mercado de refrigerantes, 15% do mercado de água mineral e 35% do mercado de repositor energético no Estado.
Sua matriz e parque industrial estão instalados em Lajeado, onde são produzidas as linhas de refrigerantes Fruki, repositores energéticos Frukito e água mineral Água da Pedra. A empresa conta com seis Centros de Distribuição, localizados nos municípios de Osório, Santo Ângelo, Pelotas, Cachoeirinha, Farroupilha e Lajeado.
Ao Presidente da Fruki foram expostas as intenções do município em buscar investidores para implantação de centros de distribuição, parques industriais e sedes de empreendimentos que possibilitem o crescimento conjunto das empresas e dos municípios onde são aplicados recursos para a efetivação de projetos de ampliação e desenvolvimento, com geração de emprego e renda. O secretário municipal de Governo, Paulo Fossari, que participou dos encontros, disse que o município está preparado para receber projetos de qualquer envergadura. “Estamos preparados para oferecer as condições necessárias para que uma unidade contemple o município”, ressaltou.
Lajeado
Outro importante contato realizado durante a missão da comitiva local foi junto à Administração Municipal de Lajeado. Recepcionados pelo prefeito Marcelo Calmo, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Douglas Sandri, foi possível conhecer de perto o programa “Simplifica Lajeado”, responsável em facilitar a criação de empresas e obtenção de alvarás. Os interessados em abrir ou alterar informações de uma empresa podem encaminhar todo o processo pela internet sem a necessidade de se deslocar até as repartições públicas. Dessa forma, o solicitante recebe a guia para recolhimento da taxa de emissão do alvará e pode fazer o acompanhamento pelo site da prefeitura, no qual também ficam disponíveis os alvarás.
De acordo com Sandri, a intenção do Simplifica Lajeado foi diminuir a quantidade de etapas necessárias para a abertura de uma empresa. Segundo ele, no futuro, será possível fazer todo o processo necessário por meio de integração com a Junta Comercial do Estado. “O programa possibilita que os pedidos sejam realizados de forma online, trazendo assim celeridade para o processo de funcionamento das empresas”, explica o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Anderson Menezes.
Capão da Canoa
No litoral do Estado, os uruguaianenses estiveram reunidos com os gestores do maior complexo de lazer e entretenimento do Rio Grande do Sul, o “Acqua Lokos”. Na Temporada Verão, o Parque mantém Áreas Aquática, Coberta, Diversão e Fazenda ativas. Na Temporada Inverno são as Áreas Diversão e Fazenda. A Área Hotel está ABERTA o ano todo. “Em breve pretendemos receber os idealizadores e proprietários do parque. A busca por entretenimento e lazer são componentes importantes pra fins de alavancagem do turismo”, disse o vereador Carlos Delgado, que também esteve junto aos trabalhos de visita agendados. “Sem contar que pode ser um futuro parceiro pra fins de exploração da água termal”, acrescentou.
Análise
Ao finalizar a gira pela Serra Gaúcha, pelo Centro Oriental Rio-Grandense e pelo Litoral, o prefeito Ronnie Mello disse que sabe o quanto Uruguaiana é capaz. “Nossas potencialidades são inúmeras, porém, não podemos ficar esperando as oportunidades "caírem do céu"”, ressaltou. “Por essa razão estamos honrando o compromisso de pegar a estrada em busca de investidores”, acrescenta.
Na próxima semana o trabalho de prospecção de investimentos para Uruguaiana continua. Já está agendado um encontro com os representantes da Havan, visando colocar o município à disposição dos empresários. “Estamos a cada dia melhorando nossas relações para que a nossa terra seja contemplada com desenvolvimento e emprego", ressaltou Ronnie Mello. “Temos, com esse trabalho, produzido avanços que tem aberto portas para novos contatos e possibilidades reais de investimentos em Uruguaiana”, garantiu.
Potencial
Uruguaiana se orgulha por ser um município que cresce acompanhando os investimentos que a tornam um dos pontos mais atrativos do Rio Grande do Sul na atualidade.
Para que isso ocorra e continue a gerar avanços ao município, é necessária a participação direta da administração municipal no sentido de prospectar parcerias e tornar viável o interesse de empresas e indústrias em se instalarem na cidade.
Um distrito industrial apto a receber a instalação de empresas interessadas em investir em Uruguaiana, alinhado a projetos que vem sendo desenvolvidos com sucesso para que a economia local continue a crescer, são linhas de condução de um trabalho que vem rendendo grandes possibilidades, tanto à população, quanto aos empresários que venham a se interessar pela cidade, através da implantação de projetos que proporcionem oportunidades. “Fomentar novos investimentos privados para a geração de mais emprego e renda para Uruguaiana, através da iniciativa do poder público na prospecção de parcerias e de um trabalho de divulgação são atitudes que também vem sendo desenvolvidas pela gestão municipal”, disse o prefeito Ronnie Mello.
Integraram a comitiva uruguaianense, além do Prefeito, os secretários municipais Paulo Fossari e Anderson Menezes e o vereador Carlos Delgado.