O atendimento será nas terças, quartas e quintas-feiras, das 10h às 14h, na Seção de Vigilância Epidemiológica, localizada na Avenida Presidente Vargas, 2990, Centro, no 2º andar no prédio da SMS.
Os adultos que irão viajar para países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela, devem comparecer obrigatoriamente com os seguintes documentos: Carteira de Identidade; Carteira de Vacinação, onde deve conter o registro da dose da vacina Febre Amarela recebida, o lote, a validade, laboratório produtor e vacinador ou atestado médico de isenção da vacina.
As crianças que possuem viagem marcada para os países que exijam o Certificado devem comparecer na seção com os mesmos documentos exigidos para os adultos.
O viajante deverá realizar o pré-cadastro na página https://viajante.anvisa.gov.br/viajante , com o intuito de agilizar o atendimento.
O Certificado Internacional de Vacinação é um documento que comprova a vacinação contra doenças, conforme definido no Regulamento Sanitário Internacional.
Veja a lista completa dos países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela e para os quais o Certificado será expedido.
Prevenção
A única forma de prevenção da doença é a vacinação.
Ela é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano.
Ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão
da doença.
Ela pode ser aplicada a partir dos nove meses e a vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos
(pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de
ovo.