Além dos 29 policiais da Brigada Militar e das 12 viaturas já enviados para Uruguaiana, o governador do Estado, Eduardo Leite, garantiu neste sábado (12) a liberação de recursos emergenciais para ajudar na recuperação das cidades mais atingidas pelas chuvas dos últimos dias. A ação de envio de mais segurança para o município deve-se a interdição do Instituto Penal e a liberação de 166 apenados para prisão domiciliar.”Queremos reforçar o policiamento em Uruguaiana por conta dessa situação, com efetivo ampliado”, explicou. Outra decisão do Governo do Estado foi buscar a agilização do trâmite para liberar recursos junto à SUSEPE e a Coordenadoria Regional de Obras para recuperar a estrutura do Instituto Penal de Uruguaiana atingido pelos fortes ventos e chuvas da última semana. “Queremos reformar o telhado do abrigo o mais rápido possível para receber novamente os detentos”, disse o Governador.
Eduardo Leite esteve no município acompanhado do senador Luiz Carlos Heinze e do deputado estadual Frederico Antunes. Uma reunião no Salão Nobre da Prefeitura Municipal serviu para que os representantes de Barra do Quaraí, São Borja, Quaraí e Uruguaiana apresentassem um panorama atualizado das condições de cada um dos municípios.
Além das ações prioritárias que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado na área da segurança, o governador Eduardo Leite anunciou ainda a liberação de R$ 500 mil para horas/máquina, que objetiva a desobstrução de arroios, córregos e canais no município, agilizando a limpeza para auxiliar o escoamento das águas e também na recuperação de vias, de forma emergencial. Na área da saúde foi anunciada a liberação de recursos de forma prioritária para os municípios que foram atingidos pela instabilidade climática. Esses recursos serão direcionados para a Unidade de Pronto Atendimento de Uruguaiana, Hospital da Santa Casa de Caridade de Uruguaiana e Secretaria Municipal de Saúde. “Com isso auxiliaremos os municípios em seus programas de prevenção e aos hospitais contratualizados que atendem a demanda de pacientes da região”, garantiu.
Ao final de sua visita à Uruguaiana, o governador Eduardo Leite, ao lado do prefeito Ronnie Mello, visitou as dependências do IPU, interditado por conta dos danos gerados pelas chuvas dos últimos dias. Em seguida, seguiu para Alegrete, onde visitou as principais áreas alagadas pelo rio Ibirapuitã, que desabrigou cerca de duas mil pessoas.
O prefeito Ronnie Mello agradeceu a velocidade da resposta das autoridades estaduais para as necessidades urgentes do município. "Agradeço o Governo do Estado, ao deputado Frederico Antunes e ao senador Luiz Carlos Heinze pela agilidade em todo o processo de nos auxiliar", finalizou.