Após permanecer com suas atividades paralisadas desde outubro do ano passado, o setor de Cardiologia do Hospital da Santa Casa de Caridade volta atender a população de Uruguaiana a partir desta sexta-feira (1).
O anúncio do retorno ao atendimento foi feito nesta quinta-feira (31), em entrevista coletiva do prefeito Ronnie Mello, da gestora administrativa da instituição Thais Aramburu e dos médicos responsáveis pelo setor, Fábio Motta e Luiz Antônio Marty.
O momento ainda contou com as manifestações da presidente da Câmara Municipal, Zulma Ancinello e da presidente do conselho de administração da instituição, Gilce Faria Côrrea.
A partir desta sexta-feira serão realizados procedimentos de hemodinâmica, com o desenvolvimento de cateterismo cardíaco e angioplastia coronariana.
Além de serem realizados atendimentos de pacientes internados, o Setor de Cardiologia também atenderá a convênios e particulares. Mensalmente o Município investirá R$ 100 mil, através da Secretaria de Saúde para o atendimento de pacientes encaminhados para o setor de Cardiologia.
O prefeito Ronnie Mello fez um relato das ações do Governo Municipal na área da saúde durante a atual gestão, destacando investimentos importantes nos postos das Estratégias de Saúde da Família (ESF´s), UPA, CEO e SAMU. “Há 27 dias à frente da Santa Casa, o Município, tendo como gestora administrativa a enfermeira Thaís Aramburu, tem trabalhado para fazer com que a instituição hospitalar adquira novamente credibilidade e o devido respeito”, expressou. “Não foi fácil resolver o problema da Cardiologia, e hoje, dia 31 de janeiro, estamos anunciando a reabertura do INCAR a partir de amanhã”, ressaltou, ao lembrar ainda a colaboração da Câmara Municipal para a conquista apresentada nesta quinta-feira. “Sempre que é chamado para colaborar, o parlamento municipal está sempre ao lado da população, como foi o caso do serviço de cardiologia”, enfatizou.
Ronnie Mello ainda citou que a saúde sempre estará à frente do seu trabalho junto à Prefeitura Municipal de Uruguaiana. “Da mesma forma quero cumprimentar aos médicos Fábio Motta e Luiz Antônio Marty, com os quais tive o prazer de me reunir e traçar objetivos que ajudaram a construir um modelo de operacionalização que permitisse a reabertura imediata do Instituto de Cardiologia”, disse. “Faço um apelo para que as pessoas de bem nos auxiliem para que possamos levar ao conhecimento de todos que a saúde deve estar sempre em primeiro lugar”, finalizou.
O Serviço de Cardiologia funcionará das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira.