02 DEZ 2019
Um final de semana histórico para e irmandade entre os povos brasileiro e árabe palestino
Encontro reuniu o Prefeito de Beitunia, o presidente da Federação Palestina no Brasil e o embaixador da Palestina no Brasil

O prefeito Ronnie Mello recebeu, neste final de semana, uma comitiva de políticos representantes do povo árabe palestino, entre eles o prefeito de Beitunia (cidade palestina localizada na Cisjordânia), Ribhi Othman Dola, acompanhado de vereadores do seu município e o secretário de administração Thaer Taher. Também integraram a comissão de autoridades o presidente da Federação Palestina no Brasil (FEPAL), Ualid Rabah, e o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Al Zeben. Na oportunidade ainda se fizeram presentes os representantes da Sociedade Beneficente Árabe Palestina em Uruguaiana, Nasser Rahman e Suleiman Rayyan.

Este acontecimento foi celebrado por uma troca de experiências e uma conversa bastante aprazível entre as autoridades. Num segundo momento foi assinada a carta de celebração de irmandade entre as cidades de Uruguaiana e Beitunia. O prefeito Ronnie Mello ainda aproveitou a oportunidade para homenagear o embaixador Ibrahim Al Zeben, ao nomeá-lo hóspede oficial deste município.

Justamente na sexta-feira (29), quando é celebrado o dia internacional de solidariedade ao povo árabe palestino, instituído neste município através da Lei 4.994, desde dezembro de 2018, ocorreu uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Uruguaiana, onde foram reforçados os laços de irmandade entre os povos. Beitunia é conhecida por possuir a maior colônia de brasileiros na região, aproximadamente 1,5 mil pessoas, sendo muitos uruguaianenses. Enquanto Uruguaiana tem a maior comunidade de beitunianos do estado.

“Um dia histórico para essas duas nações, já que queremos fazer deste encontro algo realmente perene”, afirmou o prefeito beituniano, Ribhi Dola. “Saímos daqui com a certeza de que conseguiremos manter uma troca de experiências fundamental para que sejamos, num futuro bem próximo, parceiros comerciais”, concluiu o prefeito Ronnie Mello.

02/12/2019