Na tarde de quinta-feira (19), em sessão com a presença do prefeito Ronnie Mello, foi apresentado o projeto que revitalizará a edificação designada para ocupação do recentemente licitado Café da Praça.
Na oportunidade, os empresários Andrea Fragoso Silva e Diogo Balestra, acompanhados da arquiteta e autora do projeto, Jéssica Pujol, expuseram o conceito de revitalização do espaço prezando, majoritariamente, pela preservação da estrutura histórica do prédio. “Teremos todo o cuidado com a história do local, afinal trata-se de um patrimônio da cidade”, afirmou Diogo. Já a empresária Andrea tratou de tranqüilizar a inquietude pública acerca das mudanças que serão feitas no local: “nossa preocupação sempre foi a de manter a identidade histórica do prédio, tanto que atentamos até pro fato da manutenção daquela palmeira que é vizinha do local”, salientou.
A sensibilidade de resgate, preservação e respeito com o patrimônio histórico da cidade foram fatores fundamentais para a concepção do projeto da jovem arquiteta uruguaianense, Jéssica Pujol. “Como sou filha desta cidade e fui criada brincando na Praça, isso contribuiu muito para o fato de respeitar e conservar a estrutura tão característica que já existe”, expôs a Arquiteta. “O que me motivou neste projeto foi a oportunidade de estabelecer uma conexão de gerações e culturas, através da união entre a preservação do antigo e a adesão das inovações contemporâneas”, concluiu. O projeto também vislumbra um remodelamento e aperfeiçoamento no tocante à acessibilidade do local.
O prefeito Ronnie Mello saiu da reunião bastante contente com o resultado: “ficamos bem empolgados com o conceito apresentado aqui hoje: o clássico e o moderno caminhando juntos para manter a beleza e a atratividade da nossa Praça”. Também estiveram presentes na explanação do projeto os recém empossados integrantes do Conselho de Cultura Municipal.
A aprovação do projeto foi legitimada pelo setor de licenças da Prefeitura, vinculado à Secretaria da Fazenda, também com manifestação favorável do Conselho de Cultura do município, e na tarde de sexta-feira foi emitido alvará para o início das obras.