29 JAN 2020
“Coronavírus” passa a ser monitorado pela Secretaria de Saúde de Uruguaiana
Reunião realizada nesta quarta-feira (29) definiu estratégias de ação sobre prevenção e encaminhamentos em caso de suspeita.

Diante da emergência por doença respiratória, causada por agente novo coronavírus (2019-nCoV), conforme casos detectados na cidade de Wuhan, na China e considerando-se as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), as equipes de vigilância dos estados e municípios, bem como quaisquer serviços de saúde, devem ficar alerta aos casos de pessoas com sintomatologia respiratória e que apresentam histórico de viagens para áreas de transmissão local nos últimos 14 dias.

Por conta dessa informação, que consta no Boletim Epidemiológico 04 da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta quarta-feira (29) um encontro reunindo médicos e enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família (ESF´s). Na pauta de trabalho, entre outros temas abordados, a discussão em torno do Coronavírus.

A preocupação das autoridades da saúde em Uruguaiana decorre da informação da suspeita de Coronavírus em São Leopoldo, região metropolitana de Porto Alegre, descartada no início da tarde de hoje (29).

Debate sobre o vírus

A Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana sempre em sintonia com o Centro de Vigilância Estadual (CEVS) monitora a situação desde o seu início. Por isso, a importância do desenvolvimento da reunião na manhã desta quarta-feira (29), durante a qual foi falado sobre prevenção e encaminhamentos em caso de suspeita. Conforme a secretária municipal de Saúde, Lilian Stumm, a população deve buscar orientações pelas informações oficiais, não se deixando levar por notícias falsas e alarmistas. “É importante lembrar que a população deve se manter atenta às informações oficiais sobre o tema, para que sejam evitados problemas a partir da disseminação de noticias “fakes” ou sem o grau de veracidade relacionada a casos envolvendo o Coronavírus”, disse.

Cuidados junto às ESF´s

Ainda segundo o Boletim Epidemiológico 04 da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde nas ESF´s é necessária a adoção de uma nova rotina e procedimentos que possibilitem um cuidado redobrado com suspeitas de pacientes infectados.

Na ordem de procedimentos, o MS esclarece que é necessária a identificação precoce de pacientes suspeitos, que já deverão utilizar máscara cirúrgica desde o momento em que forem identificados na triagem até sua chegada ao local de isolamento, que deve ocorrer o mais rápido possível. Qualquer pessoa que entrar em contato com o caso suspeito deve utilizar EPI (máscara cirúrgica; protetor ocular ou protetor de face; luvas; capote/avental);   realizar higiene de mãos, respeitando os 5 momentos de higienização (consultar tópico – Informações detalhadas).   A provisão de todos os insumos, como sabão líquido, álcool gel e EPI, devem ser reforçados pela instituição, bem como higienizantes para o ambiente.   Alguns casos confirmados ou suspeitos para o novo Coronavírus podem não necessitar de hospitalização, podendo ser acompanhados em domicílio. Porém, é necessário avaliar cada caso, levando-se em consideração se o ambiente residencial é adequado e se o paciente é capaz de seguir as medidas de precaução recomendadas pela equipe de saúde.

Fonte: ascom
29/01/2020