28 MAR 2020
Novo decreto visa retomar atividades, de forma gradativa, baseadas em orientações do setor da saúde
A retomada de serviços obrigará a empreendedores a adoção de exigências de higiene e sanitárias para a segurança de colaboradores e clientes.
Honrando o compromisso de avaliar dia a dia o avanço do coronavírus, a Prefeitura de Uruguaiana anunciou medidas que flexibilizam algumas atividades econômicas, entre elas o comércio. A comunicação feita pelo prefeito Ronnie Mello adequa as normas às atualizações promovidas pelos governos estadual e federal, e permanece totalmente respaldada pela convicção do trabalhado que vem sendo realizado desde janeiro, e que até o momento permitiu que a estatística de casos confirmados permaneça zerada.
“Elaboramos um plano de ação para podermos liberar, de forma gradativa, as chamadas atividades não essenciais. Tudo o que estamos fazendo é baseado em orientações técnicas e segue rigorosamente as determinações do Estado, da União, e de nossa equipe de saúde”, explicou o chefe do Executivo.
A retomada dos serviços, no entanto, obrigará aos empreendedores a adoção de exigências de higiene e sanitárias para a segurança de colaboradores e clientes. Deverão ser periodicamente limpos e ventilados os ambientes e equipamentos, e fornecidos álcool em gel e equipamentos de proteção individual. “A orientação de isolamento social permanece”, salientou Ronnie.
As aulas da rede pública permanecerão suspensas por tempo indeterminado. Eventos com aglomeração de público, como culturais e esportivo seguem proibidos. O Restaurante Popular e as praças da cidade continuarão fechados. Já os restaurantes e bares poderão manter o funcionamento durante o dia, até às 15h, obedecendo às orientações já impostas, e à noite por meio de tele-entrega.
“Seguiremos monitorando diariamente o andamento das ações. Caso seja necessário, revisaremos as medidas, restringindo ou ampliando a retomada das atividades de acordo com o cenário”, conclui o prefeito.
Atividades liberadas:
Hotéis: estão autorizados a funcionar a partir de sábado (28).
Bancos: poderão retomar as atividades na segunda-feira (30).
Construção civil: permitida a partir de quarta-feira (1º).
Comércio em geral: liberados a partir do próximo sábado (4).
Atividades parcialmente liberadas:
Restaurantes e lancherias: liberado o funcionamento até as 15h, conforme determinações já impostas. À noite, somente com tele-entrega.
Atividades que permanecem suspensas:
Escolas: aulas da rede pública eguem suspensas.
Eventos: eventos com aglomeração de pessoas estão proibidos.
Praças: seguem fechadas para visitação de modo a evitar a aglomeração de pessoas.