Contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, foi finalizada neste final de semana a 42ª Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul, uma realização do CTG Sinuelo do Pago. Devido a pandemia do novo coronavírus, o evento foi realizado integralmente em modo virtual.
Na sede do Sinuelo do Pago foi montado um estúdio de filmagem cobrindo as apresentações que aconteceram até sábado (12), com transmissões ao vivo realizadas pelo canal do Youtube, nas redes sociais da Califórnia da Canção, plataformas do CTG e pelas plataformas dos próprios artistas concorrentes.
Na noite de abertura (10) foram apresentadas dez canções locais selecionadas. Na sexta-feira (11), foram 14 músicas do restante do estado. No sábado (12), com transmissão da TVE/RS, aconteceu a fase final da competição, com doze composições selecionadas pelos jurados nas duas noites. Participam do concurso nomes como Marco Aurélio Vasconcellos, Sílvio Genro, Mauro Moraes, Pirisca Grecco, Jaime Vaz Brasil, Dilan Camargo e Colmar Duarte, todos vencedores da Calhandra de Ouro em edições anteriores, entre outros nomes.
Para preservar a saúde dos envolvidos, as equipes foram reduzidas, respeitando todos os protocolos sanitários necessários, com medição de temperatura na entrada de cada turno de trabalho, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e álcool em gel disponível nos ambientes.
Confira os vencedores da 42ª Califórnia da Canção Nativa, patrimônio cultural do Rio Grande do Sul:
Melhor intérprete (Troféu Cesar Passarinho)
Lu Schiavo, por “A Vila”
Melhor instrumentista (Troféu Quero-Quero)
Carlos Decesaro, por Milonga de Campanha
Melhor letra (Troféu Aparício Silva Rillo)
Jaime Vaz Brasil, por Milonga de Amor Perfeito
Melhor melodia
Vinicius Brum, por Cruz de Espada
Calhandra de Bronze
A Vila
Calhandra de Prata
Milonga de Campanha
Calhandra de Ouro
Milonga de Amor Perfeito