Anunciada no final do ano passado pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a criação do 6º Batalhão de Polícia de Choque (6º BPChq), com sede em Uruguaiana, obteve mais um avanço durante esta quarta-feira (20). A visita da cúpula da Brigada Militar ao município, recepcionada pelo prefeito Ronnie Mello ao lado do deputado estadual Frederico Antunes, e dos vereadores Carlos Delgado e José Clemente da Silva Correa, serviu para que fossem visitadas alternativas viáveis para a instalação do 6º BPChq.
Dos locais visitados pelo Comando-geral da Brigada Militar, as instalações onde funcionou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), na rua Domingos de Almeida, foram amplamente aprovadas. Com mais de quatro mil e seiscentos metros quadrados de área total e 1.500 metros quadrados de área construída, a estrutura disponível desde o final das atividades do SENAI em Uruguaiana, deverá ser a sede do 6º Batalhão de Polícia de Choque. Pelo menos foi o que deixou claro o comandante-geral da Brigada Militar no Estado, coronel Rodrigo Mohr Picon. E
Conforme Mohr, além do trabalho específico do Batalhão, sua instalação no município servirá para que operações especiais com ação do pelotão sejam realizadas com mais rotina. Além disso, a própria circulação de mais policiais pela cidade também vai gerar uma maior sensação de segurança aos moradores. “Com a vinda do 6º Batalhão de Polícia de Choque, a BM não vai diminuir. Pelo contrário, só vai crescer”, acrescentou. A previsão inicial é de que sejam deslocados para Uruguaiana cerca de 160 integrantes.
Compromisso assumido
O prefeito Ronnie Mello disse que o município será sempre parceiro da Brigada Militar e que fará todos os esforços necessários para que o pelotão seja instalado em Uruguaiana. “Quero deixar aqui, o meu compromisso com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul em fazer o que for possível para que a instalação do 6º Pelotão ocorra em Uruguaiana ainda no primeiro semestre deste ano”, declarou durante a reunião que aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
Além da Prefeitura e às instalações que hoje pertencem à Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana, o Comando-Geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul também visitou a sede do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira e o anexo desocupado da Penitenciária Modulada de Uruguaiana.