Município participa da quinta fase do estudo; 200 pessoas vão ser testadas
Os laboratórios Biosul e Hermes Pardini, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), estão realizando pesquisa a nível nacional para o planejamento de medidas de controle da pandemia. O trabalho, que em Uruguaiana e teve início nesta segunda-feira (25/1), consiste na coleta sanguínea para saber se a pessoa já foi contaminada pela Covid-19. A participação é gratuita e o resultado do teste será divulgado daqui a quatro semanas, quando a pesquisa na cidade for encerrada. O paciente vai retirá-lo no próprio laboratório. O objetivo do projeto é planejar ações para a adoção de futuras medidas de controle da disseminação do vírus.
A iniciativa é denominada EPICOVID-19 BR e tem o apoio da Prefeitura. O estudo faz apontamentos dos níveis de contaminação baseados em faixa etária, classe social, localidades, entre outros tópicos. Em Uruguaiana, as coletas vão ser residenciais. As áreas foram pré-determinadas pela UNIFESP e serão oito casas por cada bairro – totalizando 200 residências. Os responsáveis pela análise dividem cada cidade em 25 setores diferentes. As casas vão ser escolhidas pela própria equipe de pesquisadores. Vão ser testados no máximo dois moradores por casa.
Uruguaiana está inserida na quinta fase do estudo, que se inicia nesta segunda-feira. A ideia inicial é que sejam seis fases. Nas outras quatro fases, 100 mil pessoas foram testadas em 133 municípios. Um dos indicadores mais importantes até agora foi o de que 60% das pessoas apresentaram sintomas. A universidade acredita que a quinta fase vai ser a mais importante e significativa deste projeto em razão do fechamento de um ano da pandemia e por ser feita nos primeiros dias do início da vacinação em massa. A entidade afirma que 149.280 vão ser testadas em mais 133 municípios – um acréscimo de 50% em relação às quatro fases anteriores.
As outras cidades gaúchas que também vão participar são: Santa Maria, Pelotas, Ijuí, Caxias do Sul, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. A EPICOVID-19 BR é o estudo epidemiológico mais abrangente do país.
O Biosul esclarece que não há nenhum tipo de agendamento ou contato a ser feito pela população para participar dos testes. A Prefeitura Municipal parabeniza as instituições responsáveis por uma ação que vai ajudar na tomada de decisões nesse período de pandemia. Além disso, o Executivo Municipal vai continuar prestando seu atendimento para a divulgação correta das informações e por se tratar de um tema de utilidade pública.