A Prefeitura de Uruguaiana aderiu ao consórcio para compra de vacinas contra a Covid 19 nesta terça-feira. A informação é do prefeito da cidade, Ronnie Mello.
O consórcio é liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que deu prazo até sexta-feira (5) para que os municípios façam a adesão. Na segunda-feira, os prefeitos interessados no tema estiveram reunidos em encontro online e conforme anunciado, a previsão é que a associação seja constituída, legalmente, até 22 de março para, depois disso, possa atuar na aquisição de imunizantes. “Um importante momento para todos os municípios. As secretarias de Saúde e de Administração trabalham unidas para atender todos os prazos e auxiliar a Federação neste consórcio que permitirá a vacinação mais rápida da população”, disse Ronnie Mello.
Como vai funcionar o consórcio:
• A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) reúne as 412 cidades com mais de 80 mil habitantes, mas qualquer município poderá aderir ao consórcio público para aquisição de vacinas.
• O prazo para manifestação de interesse termina na sexta-feira (5);
• Não há nenhum custo ao município para a adesão ao consórcio;
• Os custos para a formação legal do consórcio público serão pagos pela FNP;
• Os municípios terão 15 dias para aprovar um projeto de lei nas Câmaras
Recursos
De acordo com a FNP, a primeira opção do consórcio é a utilização de recursos do governo federal para compra de vacinas, mas transferências de recursos por organismos internacionais, participação da iniciativa privada ou mesmo a compra via cota dos municípios serão discutidas.
Além de Uruguaiana, entre os municípios que formalizaram o interesse em participar do consórcio estão Manaus (AM), Salvador (BA), Sobral (CE), Petrolina (PE), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR), Boa Vista (RR), Saquarema (RJ), Novo Hamburgo (RS), Caxias (RS), Americana (SP), Bragança Paulista (SP), Mogi Guaçu (SP) e São José dos Campos (SP).