22 MAI 2021
Semana de Uruguaiana inicia neste sábado
Cumprindo os protocolos de distanciamento alguns eventos deverão ser presenciais em 2021
No ano passado, a programação da Semana de Uruguaiana foi totalmente virtual. Em 2021, alguns ajustes e o rígido cumprimento dos protocolos de segurança tornaram possível incluir algumas atividades presenciais no desenvolvimento da programação que inicia neste sábado (22) e se desenvolve até o dia 29 de maio, dia da Emancipação Política do Município, que completa 175 anos.
O prefeito Ronnie Mello, de forma virtual, fará a abertura oficial da programação.
No início da programação será apresentado o show especial “Nossos Talentos”, com a participação de artistas locais que dão a sua contribuição à terra natal, através da mostra de suas músicas. O evento está programado para ser apresentado através das redes sociais da Prefeitura Municipal, neste sábado, a partir das 18h. O especial será apresentado em dois programas. A segunda parte irá ao ar no dia 27 de maio, quinta-feira, a partir das 19h.
Na segunda-feira, a partir das 18h, ocorre a entrega, em ato solene, da moldura do quadro “A Retomada”, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, contando com a participação do escritor Marcelo Ribeiro.
Após, a partir das 19h, também no Salão Nobre, será realizada a transmissão da live de lançamento do livro “Chê de Deus, um dicionário de uruguaianês”, de autoria do médico Lourival Araújo Gonçalves.
Na terça-feira (25), a partir das 8h30min, junto ao Consulado da Argentina em Uruguaiana, será realizado ato solene em Homenagem a República Argentina, pela passagem dos 211 anos da Revolução de Maio, início do processo de independência do vizinho país. Cerimônia de hasteamento de bandeiras e pronunciamentos, com transmissão pelas redes sociais da Prefeitura Municipal compõem as atividades.
Ainda na terça-feira, a partir das 19h, ocorre a transmissão da live “A IMPORTÂNCIA DE URUGUAIANA NA 4ª REGIÃO TRADICIONALISTA E NO TRADICIONALISMO”, tendo a realização do Departamento Cultural da 4ª Região Tradicionalista em conjunto com a Prefeitura Municipal. Como convidados, os membros do movimento tradicionalista Ivone Emílio Colpo, José Valdir Correa Junior e Maria Izabel Trindade de Moura, tendo como mediador Marco Saldanha Júnior.
Na quarta-feira (26) será apresentado, a partir das 15h30min, o programa de rádio “96 FM – 40 Anos”, contando com a participação do prefeito Ronnie Mello e do secretário de Cultura do município, Antônio Augusto Brasil Carús, tendo a apresentação do radialista Paulo Santana.
Na quarta-feira (26), às 19h, ocorre a cerimônia de entrega do quadro com a fotografia do escritor Luiz Guilherme do Prado Veppo, que dá nome a biblioteca pública municipal. O evento será transmitido em formato de live pelas redes sociais da Prefeitura Municipal. Após, será apresentado o programa especial “Clube da Leitura”, com a participação de Patrícia Lautert e Eduardo Dedeco.
Na quinta-feira (27), será exibida a segunda parte do programa especial “Nossos Talentos”, contando com a integração dos músicos locais em homenagem aos 175 anos de Emancipação Política de Uruguaiana.
Na sexta-feira (28), uma homenagem especial a um seleto grupo de servidores e colaboradores que desempenham importantes funções dentro da estrutura da Prefeitura Municipal será desenvolvida com a intenção de reforçar a importância do trabalho de excelência realizado por eles.
Também será exibido na sexta-feira (28), o programa especial “A Banda Municipal de Uruguaiana” com a exibição dos componentes do grupo, em gravação especial feita no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
No sábado (29), ocorre a exibição, em nível estadual, do programa “Brasil em Foco”, pela TV Bandeirantes de Porto Alegre, em homenagem aos 175 anos de Emancipação Política de Uruguaiana, a partir das 8h, com a apresentação do comunicador Vilson Silva.
Ainda no sábado (29) será realizada uma homenagem especial do Município a personalidades locais que desenvolveram um trabalho de alta relevância para a comunidade de Uruguaiana.
No dia 30 de maio, a partir das 8h, será apresentada a live “Encontrão Martin Fierro 2021 - Edição Extra – Declamadores”, sob a coordenação da entidade.
E encerrando a programação em torno do aniversário de Emancipação Política do Município, será exibido nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, a partir das 21h, o show de Sérgio Rojas e Prisca Grecco “Santa Casa in Live”, evento beneficente que contemplará o Hospital da Santa Casa de Uruguaiana, no dia de seu aniversário de 124 anos.