08 JUL 2021
Artigo sobre a pandemia em Uruguaiana é publicado em revista nos Estados Unidos
O artigo que traz conclusões sobre a pesquisa Epicovid foi escrito pela enfermeira e coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde

A enfermeira e coordenadora da Secretaria de Saúde de Uruguaiana Emanuele Ambrós teve um artigo – oriundo de uma pesquisa sobre a pandemia – publicado na revista americana American Public Health Association. A revista, que tem abrangência mundial e é uma das referências sobre estudos da área da saúde, fez a divulgação do trabalho no último dia 28 de junho. Emanuele é uma das autoras e também integrante da equipe que coordenou o projeto. A profissional coordena o setor da Saúde da Mulher na Secretaria.

O artigo traz conclusões sobre a pesquisa Epicovid no Rio Grande do Sul, no período de abril até setembro de 2020. A Epicovid foi um trabalho a nível estadual implementado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Na oportunidade, duas representantes da Secretaria de Saúde de Uruguaiana foram convidadas a coordenar o estudo no município: Emanuele e a farmacêutica Raqueli Bittencourt, ambas funcionárias da SMS.

O projeto estipulou oito rodadas de testes na comunidade. O teste feito durante o período foi o de anticorpos – teste rápido que aponta se a pessoa tem ou não imunidade em relação ao coronavírus. Na edição, 35.611 pessoas ao total foram testadas. Dentre as conclusões do trabalho, está a de que, na época, a grande maioria dos infectados eram adultos jovens – pessoas que estavam ativas em seus empregos e demais atividades eram as que mais se contaminavam.

“Por estarmos vivendo uma pandemia, há muitas incertezas ainda sobre o vírus e as variantes dele. Muitas coisas ainda não sabemos. Creio que os estudos científicos têm um diferencial nesse momento. Foi um trabalho longo, acredito que tudo que envolveu o estudo levou a uma aceitação por parte da publicação americana”, destacou Emanuele. Durante esta edição da Epicovid, a farmacêutica Raqueli Bittencourt participou da elaboração de artigo de outro segmento científico.

Revista britânica também publicou estudo realizado em Uruguaiana

Este não é o primeiro artigo publicado em revistas mundialmente conceituadas a partir de pesquisas realizadas em Uruguaiana e região. Em agosto de 2020, a farmacêutica Raqueli Bittencourt foi uma das autoras de artigo publicado na revista britânica Nature. O trabalho, que teve como proposta estudo de base populacional, foi um dos maiores já realizados sobre o coronavírus e a pandemia. Na oportunidade, foi apresentado ao mundo um relato do projeto de pesquisa realizado.

Confira a publicação na revista American Public Health Association: