27 JUL 2021
Abertura de empresas no 1º semestre já supera resultado em igual perído de 2020
Dados foram divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico nesta terça-feira

O número de abertura de empresas no primeiro semestre de 2021 já é maior do que o número total de 2020 em Uruguaiana. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude) na manhã desta terça-feira (27). Os números levam em consideração a concessão de alvarás para a abertura de novos negócios e também o número de novas Micro Empresas Independentes - também chamadas de MEI's.

De acordo com a Semude, em 2020 foram 207 alvarás e 383 novas MEI's - totalizando 590 novos negócios no ano inteiro de 2020. No primeiro semestre de 2021, de janeiro a junho, Uruguaiana já teve 618 novas empresas (365 alvarás e 253 MEI's). No comparativo dos doze meses de 2020 com os seis meses de 2021, o aumento é de 4,5%.

O prefeito Ronnie Mello comemorou o avanço e a recuperação econômica da cidade. Além disso, contou algumas ações da gestão para amenizar a crise causada pela pandemia. "O avanço é muito importante para a retomada econômica da cidade. O andamento em que isso ocorre tem nos alegrado, também. Desde o início da pandemia a gestão tem trabalhado ao máximo para amenizar os efeitos da crise econômica causada pelo coronavírus. A pandemia ainda não acabou, mas ficamos felizes de já ver resultados também em razão de iniciativas anteriormente adotadas", afirmou.

Ronnie também cita ações da administração desde março de 2020. "Durante os últimos meses renegociamos dívidas como uma forma de dar fôlego aos empresários e às pessoas de uma forma geral. Desde descontos como também a não cobrança de juros em dívidas com o Município. O melhor exemplo é o Refis 2021. Além disso, o pagamento de RPV's foi uma das formas de injetar recursos para estimular a economia local", destacou.