29 JUL 2021
Curso de Manejo de Ovinos é realizado em parceria do Município com o SENAR
Encerrou nesta quarta-feira, mais uma etapa de qualificação de pequenos produtores rurais de Uruguaiana
A parceriaé  da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, através da Diretoria de Agricultura, com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O prefeito Ronnie Mello e o secretário Rodrigo Santariano participaram das atividades que marcaram o encerramento do curso de Ovinicultura, que tratou da temática relacionada ao Manejo Reprodutivo de Ovinos. O consultor do SENAR em Uruguaiana, Ronaldo Costa, foi o responsável por aplicar aos alunos o conhecimento em torno do tema.
A atividade foi desenvolvida na Cabanha Falconeiro, de propriedade do criador Erasmo Falcão, onde foi realizado o Curso de Manejo de Ovinos. “Pequenos e médios criadores vêm encontrando na ovinocultura uma opção para diversificação e aumento da rentabilidade”, ressalta Ronaldo Costa. “Muitos produtores estão mesclando a ovinocultura com outra atividade, ou mesmo migrando completamente para a produção de carneiros e ovelhas, buscando alternativas mais lucrativas”, completa.
Mas, para se obter um resultado lucrativo, é preciso que o criador se aperfeiçoe em técnicas ligadas à produção de ovinos e a comercialização. É esse o caminho para o sucesso. Por isso, a Diretoria de Agricultura do Município vem dando o suporte para que pequenos e médios criadores do município tenham acesso a cursos de qualificação, que vem produzindo benefícios ao setor. “Através dessa parceria com o SENAR estamos conseguindo proporcionar apoio da assistência técnica para todos aqueles que buscam auxílio junto à Secretaria”, explica o diretor de Agricultura, Thiago Ávila.
Ações como as que vem sendo desenvolvidas em parceria com o SENAR serão sempre incentivadas. Essa é a posição que tem o prefeito Ronnie Mello para continuar realizando um trabalho de atendimento ao setor primário. “Continuaremos dando o suporte necessário para que o pequeno e médio criador continue gerando emprego e renda em nosso município”, completou. "Após arrumar a casa, estamos trabalhando para desenvolver cada vez mais nossa cidade. Em breve estruturaremos ainda mais nossa diretoria de Agricultura, bem como, teremos cursos voltados para o campo no Programa Qualifica Uruguaiana", finalizou o prefeito Ronnie Mello.
Fonte: ascom