14 JAN 2022
Sedes efetuou mais de 39 mil atendimentos individualizados em 2021
No ano passado, a Secretaria ainda entregou 9.673 cestas básicas para famílias do município
No ano passado foram realizados 39 mil e 779 atendimentos individualizados pelos serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). As instituições são coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de Uruguaiana. Além das atividades destes locais, a Sedes também conduz outras ações para a implementação de políticas públicas que promovam a proteção social dos cidadãos.
O trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social colabora para que a população tenha acesso a condições básicas de subsistência. Em 2021, a Sedes realizou 6.594 registros no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Também amparou 145 mulheres no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e 650 idosos por meio do Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Família. "Buscamos atender o máximo de famílias durante todo o ano de 2021. Oferecemos serviços de assistência social, apoio emocional e aperfeiçoamento profissional para a população que tiver interesse e necessidade", explicou a secretária de Desenvolvimento Social, Soraya Salomão.
Através dos três Cras (Rui Ramos, Bela Vista e Cabo Luiz Quevedo), crianças, jovens e a melhor idade recebem diferentes suportes, como o apoio por meio do Programa Criança Feliz (PCF) que contribui para o desenvolvimento integral das habilidades da criança ou o Programa Nacional de Promoção de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas) que atendeu mais de 460 jovens. Já a melhor idade pode participar de momentos de troca, orientações e integração no grupo Amor Perfeito. Outras práticas, direcionadas para variadas idades, são desenvolvidas nas três localidades.
No ano de 2021, além dos quase 40 mil atendimentos individualizados dentro dos serviços do Cras e Creas, a Secretaria entregou 9.673 cestas básicas para famílias do município. Também atendeu 6.480 famílias com produtos adquiridos de produtores rurais e realizou a concessão de 12.000 pares de tênis, através de instituições que desenvolvem práticas voltadas para pessoas em vulnerabilidade social, e diretamente por meio da Sedes.