09 AGO 2022
Cidade Empreendedora apresenta conquistas e avanços para Uruguaiana
O projeto Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae RS executada junto à Prefeitura de Uruguaiana, apresentou seus resultados e conquistas no município na última semana, em evento realizado na Casa Bento. O programa visa qualificar os serviços e fomentar o desenvolvimento nas cidades.

A apresentação teve a presença do prefeito Ronnie Mello; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Santariano; da secretária-adjunta, Luciana Reis; do gerente regional do Sebrae, Angelo Aguinaga; das gestoras de Políticas Públicas, Laura Zamberlan e Monica Guimarães; e demais secretários municipais de Uruguaiana.

Foram expostas as diretrizes das ações nos âmbitos da educação, turismo, investimentos governamentais, desburocratização, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento. Dentre as atividades desde 2019 estão palestras, workshops, oficinas, cursos e capacitações, estudos e análises das características do município, consultorias e planos de ações.

Resultados

A Sala do Empreendedor, localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semude), é um dos destaques do projeto. A iniciativa visa desburocratizar e acelerar o processo de abertura de empresas na cidade. Desde o início, em 2020, foram 13,4 mil atendimentos. A unidade de Uruguaiana sempre esteve no top 5 estadual em atendimentos. Além disso, já atingiu o primeiro lugar no ranking regional.

O projeto Recupera Uruguaiana, que auxilia na retomada e adaptação de empresa em momentos de crise por meio de assessoria especializada, atendeu 2.034 empresas da cidade. Um dos destaques nesse âmbito foi o suporte dado aos empreendedores no período de pandemia, onde muitos mudaram de atividade ou se reinventaram.

Dentre os projetos na educação, está o curso de letramento digital para os professores. Foram 1.054 professores capacitados no programa e 72 turmas das escolas atendidas em oficinas e palestras. O total, desde o início, representa 394 horas de atividades. A equipe já está pronta para dar início à segunda etapa do trabalho.

A área do turismo também foi abordada no encontro. Os estudos resultaram na mudança de concepção e melhor exploração das potencialidades da cidade. Trabalhos em conjunto com universidades e elaboração do Plano Municipal do Turismo estão entre as ações. Em 2017, apenas duas empresas de Uruguaiana figuravam no Cadastur. Hoje, 41 empreendimentos integram o Cadastur. De acordo com o Governo Federal, o cadastro é obrigatório para pessoas físicas ou jurídicas que atuam no setor turístico.

A aproximação entre empresários e pequenos produtores com o serviço público também foi um dos trabalhos realizados. A ação visa criar pontes entre Prefeitura Municipal e produtores locais para solidificar a economia do município e fazer com que o dinheiro circule em Uruguaiana. Foram 82 horas de trabalho com consultorias, capacitações e adequações. A orientação foi fundamental no processo, já que a maioria dos produtores não sabia como realizar a operação de venda para a Prefeitura.