03 NOV 2022
OBRAS PÚBLICAS
FINANCIAMENTO DE R$ 18 MILHÕES PARA ASFALTAMENTO COMEÇA A SER EFETIVADO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA
A primeira fase, que representa 2,7km, está dividida em cinco trechos

O prefeito Ronnie Mello, junto aos secretários municipais Joalcei Gonçalves e Carlos Prudencio, anunciou na manhã desta quinta-feira (3/11), na Câmara de Vereadores, o asfaltamento de 2,7km de ruas de Uruguaiana a partir da próxima segunda-feira (7/11). A ação, que faz parte do Programa Municipal de Asfaltamento, é a primeira etapa do projeto que visa intensificar a pavimentação de ruas. O projeto é viabilizado mediante financiamento realizado junto à Caixa Econômica Federal.

O financiamento feito pelo Município trata-se do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento). Ele foi sacramentado no último mês de agosto. O valor é de R$ 18 milhões para a qualificação da infraestrutura. De acordo com o secretário Joalcei Gonçalves, vai ser possível asfaltar cerca de 55 quadras da cidade.

O anúncio feito na manhã desta quinta-feira no Legislativo informou os primeiros cinco trechos contemplados no projeto – o que representa a primeira fase da etapa. A Prefeitura mostrou aos vereadores quais ruas vão ser atendidas e a extensão de cada obra. Os critérios levam em conta acessos a escolas, unidades de saúde, vias com maior fluxo e trajetos do transporte público. Confira quais são eles e de que forma vão ser realizados:

- Rua Hércules Alaor Bom entre ruas Miguel Beleza e Alcides Trein (680m), bairro Cidade Nova; execução PMU (Semiur);

- Rua Sarandi entre ruas Emilio Tauceda e Monteiro Lobato (415m), bairro Cabo Luiz Quevedo; execução PMU (Semiur);

- Rua Gregório Beheregaray entre ruas Venâncio Aires e Joaquim Murtinho (480m), bairro São João; execução PMU (Semiur);

- Rua Bento Martins entre ruas Bento Gonçalves e Ramão Prunes de Oliveira (630m), bairro Santana; execução PMU (Semiur);

- Rua Uruguai (duas alamedas) e Rua Irmãos Galante, até a Rua 21 de abril (540m), bairro União das Vilas; execução por empresa terceirizada;

Total: 2.745 metros (2,7km).

O trabalho começa já na próxima segunda-feira na Rua Hércules Alaor Bom entre ruas Miguel Beleza e Alcides Trein. Nos trechos inclusos no projeto vão ser empregadas três tecnologias de pavimentação: asfalto a quente (CBUQ), asfalto de tratamento superficial e ruas com concreto. A iniciativa também comporta calçamento, meio-fio e sistema pluvial.

O asfaltamento vai ser feito de acordo com todas as normas técnicas: escavação, sub-base, base, camada de bloqueio, imprimação, nivelamento com brita graduada e aplicação da camada asfáltica. As medidas visam a qualidade e durabilidade das obras.