07 NOV 2022
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Prefeitura protocola projeto que prevê a redução gradual de veículos de tração animal (carroças)
A Prefeitura de Uruguaiana protocolou, nesta segunda-feira (7/11), o projeto que prevê o fim do uso das carroças na cidade. O projeto vai oferecer auxílios econômico, social e material aos condutores de carroças. O objetivo é dar segurança e garantir alternativas de trabalho às pessoas. Além disso, o PL busca combater a exploração animal gerada pela prática.
Podem ingressar no programa os proprietários das carroças e cavalos. A extinção do uso será gradual, sendo que os animais que permanecerem com as famílias passarão por microchipagem.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Maykol Goulart, a ideia do programa é oferecer as condições necessárias para que os condutores de carroças possam encontrar novas formas de renda e não precisem utilizar os animais para trabalhar.
O valor do auxílio econômico ainda está sendo definido com base no número de famílias que serão cadastradas.
O amparo social consistirá no fornecimento de cestas básicas e acompanhamento das famílias através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A Prefeitura vai ofertar cursos profissionalizantes através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico aos inscritos no programa. Os cursos serão nas mais diferentes áreas entre as quais a construção civil.
Eles também receberão veículo alternativo para carga, o conhecido cavalo de lata, que vai possibilitar a continuidade da atividade para aqueles que assim desejarem.