O Município vem dando uma atenção cada vez maior e redobrada ao atendimento às pessoas autistas.
Três Secretarias estão envolvidas diretamente nessa questão: Educação, Saúde e Esporte e Lazer. Tanto que nessas três pastas o trabalho de cobertura cresce cada vez mais, através da contratação de especialistas, do número de atividades propostas e realizadas, da estrutura de atendimento disponibilizada e do crescimento dos percentuais de consultas prestadas e, acima de tudo, do grupo cada vez maior de pessoas atendidas.
Educação
Na educação, segundo a secretária Maria Helena Bairros Machado, é importante destacar que o município vem fazendo um esforço muito grande para atender a demanda de alunos, principalmente com o apoio pedagógico assim que detectada sua necessidade. Conforme a Secretária são realizados atendimentos educacionais especializados, através de ações feitas em sala de recursos com profissional especialmente preparado para dar o suporte necessário aos alunos com TEA. O apoio pedagógico alinhado é desenvolvido de acordo com o laudo médico e o parecer educacional do aluno. “Cada aluno tem um plano de atendimento individual de acordo com o seu laudo”, explica a Secretária.
Atualmente a rede municipal, que engloba mais de 12 mil estudantes distribuídos em 32 escolas de educação infantil e ensino fundamental, atende a 216 alunos com TEA.
De acordo com a Maria Helena Bairro Machado, as escolas são dotadas de profissionais como assistentes sociais e psicólogos, que realizam um trabalho conjunto com os orientadores e supervisores escolares no atendimento diferenciado dentro das escolas da rede.
Para que esse trabalho seja realizado de forma ainda mais elaborada, quando do ato da matrícula do aluno, os pais ou responsáveis devem comunicar se o estudante possui alguma deficiência. Caso seja positivo, ainda na matrícula deve ser apresentado o laudo.”Todos os alunos inclusos participam de todos os projetos da escola, participando dos processos desenvolvidos dentro da estrutura de trabalho do educandário”, finaliza.
Os profissionais da Rede Municipal de Educação em 2022 tiveram várias reuniões de formação continuada em parceria com a ONG Caminho Azul sobre o Autismo. Em 2023, a SEMED está firmando parceria com o programa Viver Bem Unimed, possibilitando a realização de palestras sobre o tema, com direcionamento a todos os profissionais da educação. Atualmente a Secretaria de Educação tem 120 auxiliares nas escolas atendendo junto com o professor.
Saúde
No âmbito da Saúde, o secretário Diego Cantori Hernandes, explica que muitos especialistas, de todos os setores, dão o suporte às necessidades dos pacientes que têm TEA. São pediatras, terapeutas educacionais, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos e pedagogos. O Secretário relata que mensalmente são atendidos cerca de 100 pacientes com TEA pela estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, principalmente através da Policlínica infantil e do Ambulatório de Saúde Mental. Um dos projetos a serem implementados pela Secretaria é o de acolher ainda mais pacientes junto à Policlínica Infantil visando proporcionar uma cobertura ainda maior a uma clientela que cresce cada vez mais. “Pretendemos melhorar ainda mais a estrutura da policlínica infantil, envolvendo esses atendimentos em uma proposta cada vez mais inclusiva”, ressalta Hernandes.
Em alusão ao dia mundial do autismo e dia mundial da saúde, no dia 7/04, será realizada uma programação especial na Policlínica infantil, das 14 às 17h.
Esporte e Lazer
Na Secretaria de Esporte e Lazer, o grande destaque fica por conta do trabalho desenvolvido pelo professor de Educação Física, Antônio Carlos de Castro Gomes Filho, coordenador do “Projeto Movimento”. A iniciativa da Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) de desenvolver atividades com crianças autistas foi ampliada. O sucesso foi tão grande (de procura e de resultados) que a ampliação do atendimento foi efetivada e, nos próximos dias, o projeto deverá passar a atender a demanda na PEC dos Esportes e da Cultura, no Bairro Rui Ramos.
O Projeto atende crianças com deficiência desde 2021 desenvolvendo atividades de interação social, sensorial e psicomotor, além de outros realizados de forma paralela.
A ampliação dos atendimentos inclui ainda o atendimento a cadeirantes e deficientes visuais com atividades esportivas paraolímpicas e de inclusão social.
Atualmente, o projeto atende 65 participantes, a partir dos dois anos, com autismo, síndrome de Down, transtorno desafiador de oposição (TOD), transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), entre outras deficiências.
Para realizar a matrícula o responsável pela criança ou adolescente deve comparecer à SMEL, localizada no antigo clube Juventude (rua Padre Anchieta, 2795), das 8h às 18h, para preencher uma ficha de inscrição.
O Projeto Movimento durante a temporada de verão foi desenvolvido na piscina com aulas aquáticas para todos os participantes do projeto. O objetivo é melhorar a autonomia, a interação social e a qualidade de vida. Tais atividades ajudam na capacidade sensorial, no equilíbrio e na capacidade respiratória.
Mesmo que o Município ainda tenha dificuldades para obter uma equipe completa, o serviço tem melhorado a cada dia no desenvolvimento de várias atividades através dos projetos que vêm sendo realizados. É importante observar que todos esses projetos contam com profissionais que amam e se dedicam às nossas crianças e pessoas com TEA. Tanto que a partir dos próximos dias, o Projeto Movimento passará a ser desenvolvido na PEC dos Esportes, onde um espaço maior está sendo especialmente preparado para atender a todos que integram esse trabalho tão importante e necessário.