17 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
GUARDA MUNICIPAL DE URUGUAIANA REALIZA CAPACITAÇÃO COM 110 AGENTES DA CORPORAÇÃO
A Guarda Municipal de Uruguaiana está realizando uma reciclagem com 110 agentes da corporação. A capacitação acontece no Centro de Treinamento da entidade. O trabalho foi iniciado no último dia 10 de abril. Os 110 agentes estão divididos em três turmas. Cada um dos grupos faz o acompanhamento durante uma semana. A organização prevê que a última turma encerre as atividades no próximo dia 29 de abril. O prefeito Ronnie Mello acompanhou as atividades no último sábado (15/4).
Esta é a primeira vez que o treinamento de tiro é ministrado por um próprio integrante da Guarda Municipal. As instruções são feitas pelo guarda municipal Dieckson Quevedo. Ele destacou a importância da iniciativa para os avanços da corporação. “O fato de termos instrutores da própria instituição nos permite manter um treinamento constante – o que implica na evolução de cada agente. As atualizações e a troca de conhecimentos fazem com que todos avancem e a Guarda Municipal seja cada vez mais ativa e consolidada nas suas ações”, disse.
Além das instruções teóricas e práticas de tiro, o curso – que tem 80 horas-aula – também contempla em sua grade curricular legislação (Lei Maria da Penha, Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, e demais leis referentes à atividade); defesa pessoal; abordagens; e Atendimento Pré-Hospitalar Tático (APH Tático). Dentre o armamento manuseado nas atividades estão Revólver 38, CTT .40 e Calibre 12.
“É um momento em que o agente retoma a teoria e prática de tudo que aprendeu no início da sua formação e também recebe informações atualizadas – como as de legislação, por exemplo. Com esse suporte, os agentes públicos exercem com excelência os seus deveres diários”, destacou o vereador José Clemente, que já exerceu o cargo de secretário municipal de Segurança e Trânsito.