Nesta quarta-feira, 4 de junho, foi realizada em Uruguaiana a Operação Rastro Limpo, uma ação com o objetivo de remover veículos sem funcionamento das vias públicas, combatendo riscos à saúde pública, melhorando a estética urbana e devolvendo a segurança e organização às ruas da cidade.
“O objetivo da Operação Rastro Limpo é restaurar a ordem nas vias públicas e eliminar riscos à saúde da população. Além de retirar veículos abandonados, a ação tem um caráter educativo, para que as pessoas compreendam a importância de manter a cidade limpa, segura e organizada”, disse o secretário de Segurança e Trânsito, José Clemente.
A operação teve início às 8h30 e seguiu durante toda a manhã e tarde, em uma força-tarefa que envolveu a Secretaria de Segurança e Trânsito (SESTRA), a equipe de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a fiscalização de Alvará (licença), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMUDE).
“Cada rua limpa, cada espaço recuperado é um passo a mais na valorização da nossa cidade. A Operação Rastro Limpo é uma iniciativa firme e necessária para garantir o bem-estar das pessoas da nossa cidade”, disse o prefeito Carlos Delgado.
Entre os principais problemas causados pelos veículos abandonados estão a proliferação do mosquito da dengue, já que muitos desses automóveis acumulam água parada; a presença de animais peçonhentos, como ratos e até cobras, segundo relatos de moradores; além da poluição visual e do bloqueio de calçadas, prejudicando a mobilidade urbana.
Durante a operação, 52 veículos foram notificados, com prazo de cinco dias para a remoção voluntária por parte do proprietário. Vinte e três veículos foram autuados, e 20 precisaram ser apreendidos e recolhidos ao depósito municipal. Ainda, quatro notificações foram emitidas pela equipe de endemias e cinco pelos fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
As equipes de endemias também identificaram quatro focos de dengue em pontos onde havia veículos parados por longo período, reforçando a importância de ações preventivas como esta.
Nos casos em que o proprietário foi localizado no momento da abordagem, era solicitada a retirada imediata do veículo. Caso houvesse recusa ou impossibilidade por parte do responsável, a remoção era feita pela própria SESTRA, com o apoio de guincho.
A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito (SESTRA), segue desenvolvendo ações que combatem os riscos à saúde pública, intensificam a ordem e promovem uma cidade mais segura e organizada para todos.
Autor: Evelyn Gomes - Secom/PMU