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Notícias
JUN
12
12 JUN 2025
SEGURANÇA PÚBLICA
SEGURANÇA: SEGUNDA FASE DA OPERAÇÃO RASTRO LIMPO É REALIZADA NESTA QUINTA-FEIRA
Foto Noticia Principal Grande
Foto: Jeffersom Almeida/Secom PMU
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Nesta quinta-feira (12/6), foi realizada a segunda fase da Operação Rastro Limpo, uma ação com o objetivo de remover das vias públicas veículos sem funcionamento, combatendo riscos à saúde pública, melhorando a estética urbana e devolvendo a segurança e organização às ruas da cidade.

“A segunda etapa reforça nosso compromisso com uma cidade mais segura, limpa e organizada. Esses veículos parados não são apenas um problema visual, mas representam um risco real à saúde da população”, destacou o secretário de Segurança e Trânsito, José Clemente.

A operação teve início nas primeiras horas da manhã e se estendeu até o final da tarde, reunindo novamente as equipes da Secretaria de Segurança e Trânsito (SESTRA), agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMUDE).

“Essa força-tarefa mostra que estamos atentos às necessidades dos bairros e comprometidos com o bem-estar da nossa população. Cuidar da cidade é cuidar das pessoas”, afirmou o prefeito Carlos Delgado.

Nesta etapa, além das novas fiscalizações, as equipes também retornaram aos locais onde veículos haviam sido notificados na primeira fase da operação, com o objetivo de verificar se os proprietários cumpriram a ordem de remoção. Nos casos em que o prazo de cinco dias expirou sem providências, a retirada foi executada pela própria SESTRA com o uso de guincho.

Entre os principais problemas causados por veículos abandonados estão a proliferação do mosquito da dengue, o surgimento de animais peçonhentos como ratos e cobras – conforme relatos de moradores – e o bloqueio de calçadas, que prejudica a mobilidade urbana. Além disso, há impactos na saúde pública e na paisagem urbana da cidade.

Durante esta segunda fase da operação, foram registrados os seguintes dados:

    •    19 veículos apreendidos e removidos ao depósito;
    •    23 veículos notificados com prazo de cinco dias para regularização;
    •    20 autuações de trânsito aplicadas;
    •    08 notificações emitidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico;
    •    06 notificações efetuadas pelo setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde.

Nos casos em que o proprietário foi localizado no momento da abordagem, era solicitada a retirada imediata do veículo. Caso houvesse recusa ou impossibilidade por parte do responsável, a remoção era feita pela própria SESTRA, com o apoio de guincho.

A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito (SESTRA), segue atuando com firmeza e responsabilidade para garantir a organização da cidade e a saúde da população.
Autor: Evelyn Gomes - Secom/PMU
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