23 JUN 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
EM 2023, ÍNDICE DE ABERTURA DE EMPRESAS EM URUGUAIANA É SEIS VEZES MAIOR QUE O DE FECHAMENTOS
O município de Uruguaiana, nos primeiros cinco meses de 2023, registrou índice de abertura de empresas seis vezes maior do que o de fechamentos. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMUDE) nesta quarta-feira (21/6). Os números representam o período entre janeiro e maio de 2023.
Os registros levam em consideração a concessão de alvarás para a abertura de novos negócios e também o número de novas Micro Empresas Independentes - também chamadas de MEI's. Foram iniciados 1.050 novos empreendimentos (506 alvarás e 544 MEI’s) e 177 baixas nos primeiros cinco meses do ano. “Uruguaiana tem como marcas muito fortes a agropecuária e o comércio exterior. Entretanto, a cidade ampliou o leque de opções comerciais nos últimos anos. Com isso, a gestão municipal trabalha pra intensificar esse processo, com desburocratização e qualificações profissionais. Os índices representam o resultado concreto do projeto que tem muito mais a trazer à cidade em termos de desenvolvimento”, destaca o prefeito Ronnie Mello.
Recentemente, Uruguaiana teve a chegada de duas grandes redes de supermercados reconhecidas nacionalmente. Uma delas gerou 200 empregos diretos e a outra 160 postos de trabalho a partir da abertura.

Suporte e celeridade
A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Semude, criou projetos que visam avanços e desenvolvimento. As ações tem a colaboração do Sebrae/RS e da Junta Comercial RS (Jucis/RS).
Um deles é a Sala do Empreendedor. A iniciativa oferta orientações à população e desburocratiza o trâmite de abertura de uma empresa. Além disso, mediante agendamento, oferta consultas jurídicas e contábeis de forma gratuita à comunidade.
A partir dos seus resultados, a Sala do Empreendedor de Uruguaiana obteve o selo Diamante na avaliação do Sebrae/RS, melhor classificação entre os quatro níveis da análise. Frequentemente Uruguaiana aparece no top 5 do ranking estadual de atendimentos e na liderança das regiões Fronteira Oeste e Campanha.

Potencial de consumo
No último dia 13 de junho, a IPC Maps divulgou pesquisa nacional sobre o potencial de consumo de cada município brasileiro. Uruguaiana está entre as 20 cidades do Rio Grande do Sul com os maiores potenciais de consumo. Na Fronteira Oeste gaúcha, ocupa a liderança. No RS, o estudo analisou os 497 municípios do estado. De acordo com a IPC Maps, em 2023 a estimativa de movimentação é de R$ 3,7 bilhões na cidade.

Qualificação
Para levar qualificação profissional às pessoas, a Prefeitura criou em 2019 o Qualifica Uruguaiana. O projeto consiste na aquisição, por parte do Executivo, de cursos do Sistema S.
Em maio de 2022, a gestão do prefeito Ronnie Mello enviou à Câmara um projeto de lei para tornar o Qualifica Uruguaiana uma Política Pública de Município. Com a aprovação do projeto, a partir de então a Administração Municipal fica obrigada por lei a realizar ao menos uma edição do programa por ano com oferta de, no mínimo, 250 vagas.
O projeto já ofertou capacitações na área de tecnologia da informação, atendimento ao público, idiomas, transportes, construção civil, empreendedorismo digital e marketing. Apenas nos últimos dois anos, 697 vagas já foram disponibilizadas.