23 MAR 2024
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
PREFEITURA AMPLIA PROJETO SOCIAL QUE ATENDE 176 JOVENS COM TRANSTORNO OU DEFICIÊNCIA
AVALIAR
Programa agora tem sala exclusiva para atividades sensoriais e equipe multidisciplinar
A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), realizou a entrega de uma sala sensorial que vai qualificar e ampliar os atendimentos do Projeto Movimento. Atualmente, a iniciativa conta com 176 alunos.
O programa agora também vai contar com equipe multidisciplinar. A entrega do novo espaço e o anúncio foram feitos neste sábado (23/3).
Em abril de 2023, o projeto ganhou um espaço exclusivo no Praça do Esporte e Cultura (Praça do PEC), no bairro Rui Ramos. A área concentrava as atividades psicomotoras e sensoriais. A partir de agora as práticas sensoriais terão uma sala exclusiva.
Além disso, o programa a partir de agora também vai contar com uma neuro psicopedagoga, uma terapeuta ocupacional, e uma fisioterapeuta.
"O Projeto Movimento é um sucesso não apenas pelo compromisso de um grupo de pessoas, mas também por todo o amor, atenção e carinho envolvidos. A alegria é imensa ao ver todos esses resultados positivos", disse o prefeito Ronnie Mello.
"Hoje o projeto cresceu e podemos classificar como um conjunto de ações. São diversos segmentos ofertados e um olhar com o qual a inclusão merece receber", disse o secretário Anderson Menezes.
A concretização da nova sala e ampliação do projeto também teve o apoio de parceiros. Apoiaram a iniciativa os empresários Paulo Pavin e Verônica Pavin, o Grupo Adimax, e a empresa Instalar Ar Condicionados.
Projeto Movimento
A iniciativa, criada em agosto de 2021, é um projeto social da Prefeitura que visa dar suporte e ofertar atividades psicomotoras e sensoriais a crianças e adolescentes com transtorno ou deficiência.
Além das ações na Praça do PEC, a Prefeitura também criou eixos do projeto em outras áreas. Dois exemplos são as práticas de natação realizadas na sede da Smel e também a recente escolinha de futsal para jovens com transtorno ou deficiência.
Para maiores informações sobre qualquer um dos projetos a comunidade pode se dirigir à sede da Smel, no antigo Juventude, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia).
Saúde e educação
A Prefeitura também trabalha o tema em outras frente. Na área da saúde, a equipe presta o atendimento e acompanhamento de acordo com o diagnóstico de cada paciente.
No final de fevereiro deste ano, a área da educação intensificou o suporte a alunos com transtorno ou deficiência. Foram convocados mais 31 auxiliares de inclusão para o trabalho diário nos educandários municipais.
Estiveram presentes no ato o prefeito Ronnie Mello; o secretário municipal de Esporte e Lazer Anderson Menezes; o vereador Joalcei Gonçalves, que representou a Câmara; o vereador líder do governo Carlos Delgado; as vereadoras Márcia Fumagalli e Zulma Ancinello; os secretários municipais Elton Melo, Suziele Pivetta, Soraya Salomão e Maria Helena Machado; os empresários Paulo Pavin e Verônica Pavin; e o coordenador do projeto, Antônio Carlos Gomes.

Fonte: Texto e fotos: Ascom/PMU.