A primeira clínica veterinária pública de Uruguaiana, inaugurada em 23 de agosto de 2024, completa cinco meses de atividades nesta quinta-feira (23/1). A unidade já prestou mais de 800 atendimentos nesse período. Além disso, o setor ampliou a qualidade e o suporte da rede de atendimento e bem estar animal no município. O espaço veio a somar em um projeto que já tornou realidade o Abrigo Municipal de Cães, o Castramóvel, e as parcerias com ONGs e clínicas veterinárias na proteção dos nossos amigos de todas as horas.
Foram 818 atendimentos nesse período. Eles englobam cirurgias, suporte ambulatorial e internações. Desse número, foram 120 procedimentos cirúrgicos que envolveram castração de animais do abrigo; castração de animais de fora do abrigo; reconstruções de ataques por cães; cesárias; e amputações. O trabalho também conta com o apoio de médicos veterinários voluntários.
A clínica
O espaço fica localizado dentro do Abrigo Municipal de Cães Rosa Maria Pasqualotto, próxima à BR-472, na antiga fábrica de leite. Com 240m², foram investidos R$ 82 mil na reforma do local e R$ 80 mil para a aquisição de equipamentos. As verbas são oriundas do recurso livre do Município e do Fundo do Meio Ambiente – mecanismo criado onde são destinados valores de multas ambientais e licenciamentos ambientais.
Salas e divisões
Ela conta com dois consultórios; sala de esterilização; sala de tricotomia; sala de aparamentação; bloco cirúrgico; sala de recuperação; sala de isolamento; farmácia; e sala de administração. A reforma do local foi realizada pela equipe da Semas com apoio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural (Semiur).
Além dos veterinários, também atuam, sob orientação, estagiários do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
Equipamentos
A unidade conta com a estrutura necessária para os atendimentos clínicos e castrações. Foram adquiridos ultrassom; analisador bioquímico; microscópio; otoscópio; mesas cirúrgicas; mesas de necropsia; foco cirúrgico com bateria; aspirador para cirurgia; refletores de LED; e pias automatizadas.
Quem pode solicitar os serviços?
Os serviços da nova clínica veterinária são destinados a animais pertencentes a pessoas de baixa renda, mediante comprovação. O dono pode apresentar cadastros no CadÚnico ou Bolsa Família. A declaração emitida pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) também é aceita para solicitar o atendimento.
Abrigo Municipal de Cães Rosa Maria Pasqualotto
A clínica fica dentro do abrigo municipal de cães, inaugurado em outubro de 2021. No momento, o local de acolhimento e cuidado conta com 200 animais castrados, vacinados e microchipados disponíveis para adoção. Desde a inauguração, já foram feitas 175 adoções responsáveis por parte da comunidade.
Para adotar, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semas) via telefone ou WhatsApp – (55) 3911-3027 – e agendar uma visita ao local. Lá, após a escolha, é assinado um Termo de Adoção Responsável.
Texto: Thiago Valença/Ascom PMU
Foto: Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Semas)