A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), órgão da Prefeitura de Uruguaiana, divulgou nesta terça-feira (28/1) o número de atendimentos já realizados pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) da cidade em 2025. Popularmente conhecidos como postos de saúde, as unidades já realizaram 33.289 atendimentos, dos mais variados segmentos, de 2 a 27 de janeiro deste ano. Além de expressivo número alcançado neste mês, em breve serão entregues as reformas e ampliações de mais duas unidades para qualificar e intensificar o cuidado com a pessoas do município.
Em janeiro, as primeiras colocações do mês ficaram com a ESF 7 (União das Vilas), com 3.435 atendimentos; a ESF 22 (Cabo Luis Quevedo), com 2.867 atendimentos; e a ESF 17 (Nova Esperança), com 2.747 atendimentos. Dentre os atendimentos estão consultaS médicas espontâneas; ambulatoriais; odontológicas; farmacêuticas; relacionados à nutrição; preventivas; dentre outras.
“Os números comprovam a força do cuidado com os moradores de Uruguaiana por meio da saúde. A cada atendimento, um morador recebe apoio para diferentes questões. Por sabermos disso, estamos trabalhando para ampliar mais ESFs, que cuidam das pessoas na ponta, nas regiões onde elas moram, na cidade e no interior”, destaca o prefeito Carlos Delgado.
Em breve, duas unidades de Uruguaiana terão obras concluídas. Trata-se da ESF 7 (União das Vilas) e da ESF 9 (Barragem Sanchuri). A primeira tem previsão de entrega da ampliação e reforma elétrica no final de fevereiro. Já a segunda, que também está sendo ampliada, tem a conclusão programa para março deste ano. Somente nessas duas obras cerca de 12 mil pessoas vão ser beneficiadas com as melhorias.
Em Uruguaiana, desde 2017, mais de 70% das unidades básicas de saúde foram reformadas, ampliadas ou até mesmo construídas do zero – como é o caso da ESF 23 dos bairros Santo Antônio e Santana, que beneficiou cerca de dez mil pessoas. Antes de 2022, os moradores de ambos bairros precisavam se deslocar até a ESF 21, no centro da cidade, para receber atendimento.
Além disso, também foi implementado o horário estendido em postos de saúde da cidade: ESF 7 (União das Vilas) e ESF 22 (Cabo Luis Quevedo). Ambas funcionam até 19h30.
Texto e foto: Thiago Valença/Ascom PMU