A 29ª Semana da Paz de Uruguaiana será iniciada na próxima sexta-feira (21/2) em cerimônia que marca a abertura oficial do evento. O encontro vai acontecer no Piquete da Praça Farroupilha, ao fim da Avenida Presidente Vargas, e terá a presença de lideranças culturais, políticas, comerciais e da área da segurança. Na edição de 2025, o prefeito Carlos Delgado será o presidente de honra da atração. . Neste ano, o evento tem o tema “Pela paz e pela vida”.
A Semana da Paz, instituída pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), é comemorada em alusão ao Tratado de Paz entre Farrapo e Imperiais que deu fim à Revolução Farroupilha. A ação visa a confraternização entre as pessoas e celebração da paz e da solidariedade entre os povos.
Dentre a programação, está a sessão solene na Câmara de Vereadores, que ocorre anualmente. Na oportunidade, algumas homenagens vão ser realizadas. Uma das pessoas que será agraciada pela comissão organizadora da 29ª Semana da Paz é o ex-prefeito Ronnie Mello, que vai receber o título de Mensageiro da Paz. Por meio da ação, a organização reconhece e agradece a colaboração e envolvimento por parte do homenageado.
Mais uma vez, a Prefeitura de Uruguaiana apoia a celebração e coloca à disposição suas secretarias para a realização do evento que dissemina bons valores e enaltece as raízes tradicionalistas da nossa região.
Programação
21 de fevereiro: abertura oficial; Piquete da Praça Farroupilha às 20h;
22 de fevereiro: desfile; concentração dos cavalarianos na Praça da Estação Férrea às 18h; início do desfile às 19h30 no Parcão e logo após chegada à Praça Farroupilha;
23 de fevereiro: mateada e amostras;
24 de fevereiro: Noite do Departamento Jovem;
25 de fevereiro: Noite dos Novos Talentos, no Piquete Novo Rumo;
26 de fevereiro: 1º Brincart, promovido pela CTU na Praça Barão do Rio Branco;
27 de fevereiro: Sessão Solene na Câmara de Vereadores aos homenageados;
28 de fevereiro: 4ª Noite dos Velhos Talentos no CTG Patrulha do Oeste;
1º de março: Culto Ecumênico no CTG Sinuelo do Pago.
Comissão Organizadora
Fazem parte da comissão em 2025: Maristela Neumann (presidente); Ivoné Colpo (vice-presidente); Alex Madeira (secretário); Silvio Carvalho e Maria Luiza Borges (cerimonialistas); Delita Seibert e Cristiane Sagrilo (dep. cultural); Luciani Monteiro (financeiro); Iran Monteiro (dep. campeiro); Maria Luiza Borges, Maria Eduarda Soehn e Maria Rita Panciera (dep. jovem); José Hector Almeida (Culto Ecumênico); e Helena Carvalho (prenda da Semana da Paz 2025).
História
A Semana da Paz em Uruguaiana teve início em Uruguaiana com a ideia do tradicionalista e conselheiro do MTG Milton Souza. O intuito: promover a paz e a harmonia entre as entidades tradicionalistas de nossa cidade. Com isso, ele encaminhou a proposição de criação da Semana da Paz ao 42º Congresso Tradicionalista na cidade de Santo Augusto, em 1997.
O tradicionalista defendia que deveríamos lembrar a importância da paz. A Semana da Paz foi instituída no Rio Grande do Sul em janeiro de 1998, pela Lei 11.077. A referência foi à assinatura da paz de Ponche Verde, que marcou o final da Revolução Farroupilha.
A aprovação da lei trouxe a oficialização da proposta de Milton Souza e um fato marcante para a cidade de Uruguaiana. Desde a sua aprovação, a cidade nunca deixou de realizar esta celebração no mês de fevereiro.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU