A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Semas), realizou na última quinta-feira (20/2) mais uma edição da coleta de materiais. A ação, que aconteceu no Parcão, ofertou à população a possibilidade de fazer de forma correta o descarte de lixo eletrônico, pneus, óleo de cozinha saturado e materiais recicláveis. A iniciativa teve o apoio das associações de catadores da cidade.
A primeira edição de 2025 arrecadou 12 toneladas de lixo eletrônico e 1.308 unidades de pneus. O Executivo Municipal enaltece a participação das pessoas e os números expressivos alcançados pela ação. O ato de cidadania é uma parceria elementar entre Poder Público e a população para a preservação do meio ambiente, cuidado com a cidade e também atenção à saúde pública.
"Cuidar do meio ambiente também é cuidar do nosso futuro. Nossa responsabilidade com o descarte correto dos materiais é fundamental para evitar a contaminação do solo e problemas dos mais variados tipos. O descarte desses itens também é questão de saúde pública", destaca o prefeito Carlos Delgado.
Ação especial e coletas periódicas
As coletas no Parcão ofertadas pela Prefeitura são ações especiais distribuídas ao longo do ano. Entretanto, existem coletas periódicas de materiais em Uruguaiana. Para maiores informações sobre como fazer o descarte correto dos itens, a população pode entrar em contato via telefone e WhatsApp da Semas: (55) 3911-3027.
"Além da importância do cuidado com meio ambiente, mediante esse recolhimento expressivo de pneus Uruguaiana também evita possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, por exemplo", declarou o secretário municipal de Meio Ambiente, Celso Duarte.
Próxima edição
A próxima edição da coleta de materiais no Parcão está programada para junho, dentro da programação do Junho Verde – campanha organizada pela Prefeitura através da Semas. A próxima ação prevê também a coleta de lâmpadas. Acompanhe os canais da Prefeitura e mantenha-se informado sobre datas, locais e horários das próximas atividades.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU