A Patrulha Agrícola, programa ofertado pela Prefeitura de Uruguaiana por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semude), iniciou nesta sexta-feira (21/2) as atividades no ano de 2025. O primeiro atendimento de preparação de solo foi na propriedade Pau-Brasil, localizada no Salso de Baixo, próxima ao Aeroporto Rubem Berta.
A iniciativa atende pequenos produtores rurais cadastrados na Diretoria de Agricultura do Município. As ações ocorrem em campo de até 50 hectares. As atividades da Patrulha envolvem a manutenção do solo com implementos agrícolas para produções de hortifrutigranjeiros em geral e pastagens de inverno e verão.
Durante a execução do trabalho, a Prefeitura coloca à disposição do trabalhador rural um trator, seu operador de máquinas e implementos agrícolas para a realização das tarefas. Uma atenção e um cuidado com aqueles que produzem em nossa Terra e geram desenvolvimento ao município.
“É dever da Prefeitura estar ao lado daqueles que acordam cedo e trabalham muito na produção agrícola em nossa Terra. Com a Patrulha Agrícola, conseguimos cuidar das pessoas do campo com atividades que fomentam a produtividade em diferentes pequenas propriedades. Isso é essencial”, declara o perfeito Carlos Delgado.
O início das atividades da Patrulha Agrícola de Uruguaiana em 2025 conta com a parceria da Emater/RS (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), responsável pela análise do solo. As amostras são enviadas para laboratório para um diagnóstico preciso das condições de plantio. Após a conclusão do estudo, as informações são repassadas ao proprietário.
“É um momento especial para os pequenos produtores de Uruguaiana. É um apoio fundamental por parte da Prefeitura a todos aqueles fazem a cadeia econômica do município girar”, destaca o supervisor de Agricultura e Pecuária, Thiago Dávila.
Em 2024, a Patrulha Agrícola realizou 168 preparações de solo em pequenas propriedades rurais de Uruguaiana.
Atividades em 2025
O trabalho foi iniciado somente nesta sexta-feira em razão das consequências da estiagem em Uruguaiana. Com o solo muito seco, a situação era inviável para a operação das máquinas. Com as chuvas que atingiram a cidade entre sábado (15/2) e segunda-feira (17/2), o cenário foi alterado e foi possível o começo das preparações de solo nas localidades atendidas.
Como solicitar o serviço?
Para solicitar o serviço, o produtor rural deve ir à sede da Diretoria de Agricultura, que fica na própria Semude – Duque de Caxias, 1700, de segunda a sexta das 8h às 14h. O solicitante deve apresentar identidade, CPF, talão de produtor (inscrição estadual) e comprovante da área rural (arrendamento ou escritura da área).
Para sanar dúvidas ou buscar mais informações a comunidade pode entrar em contato por meio dos números (55) 3411-5690 ou (55) 99933-2255. Ambos são contatos para telefone ou WhatsApp.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU