A Policlínica Infantil, órgão da Prefeitura de Uruguaiana e coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 2.580 atendimentos em janeiro e fevereiro de 2025. Os dados foram divulgados pelo setor nesta sexta-feira (7/3). A estrutura, que oferta especialidades no suporte às crianças, já auxiliou 981 pacientes somente nos dois primeiros meses do ano.
Os atendimentos são realizados a partir de encaminhamentos das Estratégias de Saúde da Família (ESF’s). Após a avaliação na Atenção Básica e identificada a necessidade de outros exames ou atendimento, a criança é conduzida para a consulta com o especialista da Policlínica Infantil.
Além do trabalho em conjunto com as ESFs, a Policlínica Infantil também atende crianças que passaram pela UTI Neonatal, do Hospital Santa Casa de Uruguaiana. "Após a alta na UTI, os bebês já recebem o agendamento para o setor para acompanhamento multiprofissional", destaca a enfermeira e coordenadora Lurian Tamara.
Diariamente, a Policlínica Infantil realiza em média 40 atendimentos. O suporte é prestado por 19 profissionais: uma enfermeira; duas técnicas de enfermagem; dois estagiários; seis pediatras, incluindo um alergista e pneumopediatra; três fisioterapeutas; um fisioterapeuta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa); um nutricionista; e três fonoaudiólogas.
“Mais uma vez a Policlínica Infantil atinge números expressivos que mostram o elementar trabalho no cuidado com os nossos pequenos. Ter um sistema estruturado é fundamental para um atendimento de qualidade e a tranquilidade dos pais e responsáveis pelas nossas crianças”, destaca o prefeito Carlos Delgado.
A Policlínica Infantil fica localizada no segundo andar do Mercado Público e funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h, sem fechar ao meio-dia. O contato pode ser feito no seguinte telefone: (55) 99695-2582.
*Todas as fotos publicadas foram autorizadas pelos pais ou responsáveis.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU