A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, segue reforçando o compromisso com o bem-estar da população por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Até o dia 28 de fevereiro de 2025, a equipe já prestou 662 atendimentos, garantindo resposta rápida e qualificada às emergências médicas na cidade.
Atuando 24 horas por dia, o SAMU de Uruguaiana conta atualmente com uma equipe dedicada, composta por 7 médicos, 7 enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem, 10 condutores de ambulância e uma higienista.
O serviço desempenha um papel essencial na assistência pré-hospitalar, garantindo que pacientes recebam o atendimento necessário no menor tempo possível, seja em casos clínicos, traumáticos ou obstétricos. Além disso, o trabalho em conjunto com o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana, as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e a Unidade de Pronto Atendimento Zilda Arns (UPA) permite um fluxo mais eficiente no atendimento de urgências e emergências.
O prefeito Carlos Delgado ressaltou a importância desse serviço e reforçou o compromisso da gestão com a saúde e o cuidado com a população.
"Cuidar das pessoas é nossa prioridade. O SAMU é um serviço essencial, que faz a diferença na vida de quem mais precisa em momentos de urgência. Nosso compromisso é garantir que ele continue funcionando com qualidade, valorizando os profissionais e investindo para que o atendimento seja cada vez mais ágil e eficiente", destacou o prefeito.
A Prefeitura reforça a importância do uso consciente do 192, canal exclusivo para emergências médicas. A ligação gratuita garante que a equipe do SAMU seja acionada apenas em casos de real necessidade, otimizando os recursos e permitindo que mais vidas sejam salvas.
O compromisso com a saúde e segurança da população segue como prioridade, e a atuação do SAMU reflete o esforço contínuo para oferecer um serviço cada vez mais ágil e eficiente em prol de cuidar das pessoas.
Autor: Thaís Vieira/Secom PMU