Os agentes comunitários de saúde de Uruguaiana, vinculados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizaram na última sexta-feira (4/4) uma capacitação sobre formas de auxílio a mulheres vítimas de violência doméstica. O encontro foi ministrado por representações da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar. A conversa com a equipe, que ocorreu no Fórum de Uruguaiana, abordou maneira de acolher e encaminhar aos órgãos casos de violência doméstica.
As palestras foram iniciadas pela promotora de Justiça Greice Schemeing, que expôs o tema “Os tipos de violência doméstica e familiar contra a mulher e o ciclo da violência”; após, a delegada Caroline Huber falou sobre “Medidas protetivas em caso de violência doméstica contra a mulher”; na sequência, a Capitã Amanda Cavalcanti, da Brigada Militar, falou sobre “A perspectiva acolhedora no enfrentamento à violência institucional e a revitimização”; por fim, o juiz de Direito Nildo Inácio explanou sobre “Órgãos públicos e projetos de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher em Uruguaiana”.
Participaram da ação 110 agentes comunitários. A Prefeitura de Uruguaiana foi representada pelo secretário-adjunto de Saúde, Diego Cantori. O grupo de servidores públicos foi o primeiro a realizar o curso. A escolha foi em razão da proximidade desses trabalhadores com a população por meio do amplo monitoramento feito nas áreas de Uruguaiana diariamente.
A iniciativa visa disseminar informações sobre como amparar vítimas, de forma célere e efetiva, caso os agentes se deparem com alguma situação.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU