A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA Zilda Arns), promoveu na última semana um treinamento voltado ao tratamento do Acidente Vascular Encefálico (AVE). A capacitação reuniu 13 profissionais, entre enfermeiros da Rede Municipal de Saúde e acadêmicos de enfermagem que já atuam diretamente nos serviços de atendimento à população. Ação importante para a implantação da linha do AVC no município.
A atividade teve como tema “O Tratamento do AVE Fundamentado em Medicina Baseada em Evidências” e foi ministrada pela professora Márcia Poll, referência na área da saúde e docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Márcia é doutora em Ciências da Saúde com ênfase em Epidemiologia e Métodos Diagnósticos pela UFCSPA e especialista em Urgência, Emergência e Trauma pela Unijuí.
Durante o encontro, os participantes tiveram acesso a conteúdos atualizados sobre protocolos de atendimento, condutas em casos de urgência e ferramentas diagnósticas que integram a linha de cuidado do AVC — um dos agravos neurológicos mais comuns e desafiadores do sistema de saúde. A capacitação integra o processo de implantação da linha do AVC no município, reforçando o compromisso com um atendimento mais qualificado e ágil.
“Investir em treinamentos e capacitações para os profissionais e futuros profissionais da saúde é uma das formas mais importantes de cuidar das pessoas, garantindo um atendimento mais seguro, humano e qualificado para toda a nossa gente”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
A atividade foi fruto da parceria entre a UPA Zilda Arns e a Unipampa, consolidando mais uma ação de valorização da ciência e do ensino como motores da transformação dos serviços públicos de saúde.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU