A partir do dia 7 de maio (quarta-feira), mais quatro Estratégias de Saúde da Família (ESF's) em Uruguaiana passarão a funcionar também no período da noite, adotando o chamado terceiro turno de atendimento. Essa ampliação garante maior acesso aos serviços de saúde para a população que não consegue se deslocar às unidades durante o horário comercial.
As unidades que passam a integrar essa nova etapa da estratégia são:
• ESF 14 – Bairro Tabajara Brites
• ESF 15 – Bairro Hípica
• ESF 21 – Bairro Centro
• ESF 23 – Bairro Santo Antônio
Essas ESF's se somam às que já operam com horário estendido, a ESF 7 (União das Vilas) e a ESF 22 (Cabo Luiz Quevedo). Com a adesão das novas unidades, o município amplia a cobertura e o cuidado com a saúde das pessoas, especialmente daquelas que mais precisam.
Para o prefeito Carlos Delgado, esse é mais um passo importante na construção de uma rede de saúde cada vez mais eficiente e humana. “Estamos levando saúde até onde as pessoas estão. É dessa forma, com planejamento e cuidado, que transformamos a atenção básica em um serviço de verdade para todos através dos nossos profissionais que já executam um trabalho humano e eficaz”, diz.
O novo horário de funcionamento será das 7h30 às 11h30 e 13h30 às 19h30, garantindo, além da extensão de tempo, a manutenção de todos os serviços ofertados, como consultas médicas, de enfermagem e demais acompanhamentos feitos pelas equipes multidisciplinares. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira.
“A ampliação dos turnos segue diretrizes do Ministério da Saúde no que tange à qualificação do acesso e da atenção primária. Nosso objetivo é garantir que o cuidado chegue a todos, com mais resolutividade e maior presença do SUS na vida das pessoas”, destacou a secretária municipal de Saúde, Dra. Ane Caroline Barreto.
Essa é uma ação estratégica da Prefeitura de Uruguaiana que reafirma o compromisso com a eficácia, celeridade e cuidado contínuo, fortalecendo o trabalho das equipes das Estratégias da Saúde da Família junto à comunidade.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU