Conforme a previsão e alertas feitos pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, uma forte tempestade atinge Uruguaiana e a Fronteira Oeste nesta quinta-feira (8/5). As chuvas começaram às 4h da madrugada. De acordo com os institutos de meteorologia e a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, foram cerca de 80mm em um intervalo de três horas. Também foram registradas trovoadas.
Em razão do grande volume de água, houve alagamentos em vias dos bairros União das Vilas, Cabo Luís Quevedo, Cidade Nova, Cidade Alegria e São João.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), e a Defesa Civil prestam apoio aos moradores desde 5h da manhã. Não há pessoas feridas, quedas de árvores, destelhamentos ou falta de energia até o momento.
As equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e demais corporações de segurança já atuam e seguem de prontidão para atender demandas da população.
Recomendações
Em caso de ser surpreendido por tempo severo, a recomendação é buscar abrigo em lugar seguro. Retirar da tomada eletroeletrônicos e colocar animais em locais seguros também são orientações importantes.
Contatos de emergência
Em caso de emergência, contate os seguintes números: 190 (Brigada Militar); 193 (Bombeiros); (55) 3411-5566 (Romu); (55) 99641-6806 ou (55) 99223-1668 (Defesa Civil); (55) 3911-3025 (Secretaria Municipal de Infraestrutura).
Previsão do tempo
De acordo com o serviço meteorológico YR, a previsão é de que a chuva continua em grande proporção nesta quinta-feira, totalizando cerca de mais 60mm entre 9h e 23h.
Na sexta-feira (9/5), estão previstos cerca de 58mm entre meia noite e 12h. As chuvas param no sábado (10/5), quando uma massa de ar frio chega à região de Uruguaiana. O movimento vai gerar estabilidade e queda das temperaturas.