A Prefeitura de Uruguaiana fez, nesta quarta-feira (7/5), visitas às casas das famílias que recentemente adotaram cães do Abrigo Municipal. O objetivo da vigilância é garantir o bem-estar dos animais após a adoção, assegurando que eles estejam recebendo os cuidados adequados.
Durante os acompanhamentos, uma cadela que chegou ao abrigo com queimaduras e marcas de maus-tratos foi encontrada após a adoção com os ferimentos cicatrizados e bem cuidada. Ela recebeu o nome de Ana Catarina. Além disso, um cão muito agitado do abrigo, que também foi adotado, foi encontrado feliz ao lado de outros cachorros na casa e ganhou o nome de Pulga.
As visitas domiciliares são realizadas semanalmente pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Semas). Os endereços dos adotantes são coletados juntamente com os dados no momento da adoção dos cães. Durante as visitas, são feitas avaliações dos animais.
“Este serviço é de suma importância para monitorar o bem-estar dos nossos amigos de quatro patas e garantir que eles tenham uma vida feliz e saudável ao lado de suas novas famílias”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Maykol Goulart, afirma que as visitas domiciliares estão sempre ocorrendo com resultados positivos. “Durante as monitorias, avaliamos as condições físicas e ambientais em que os cães se encontram. Para nós, é gratificante encontrar cães que já sofreram algum trauma agora em novos lares, recebendo a atenção e o cuidado que merecem”.
A ação é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Semas).
Autor: Dara Verfe - Secom/PMU