O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) vem desenvolvendo um trabalho essencial no município. Somente nos quatro primeiros meses de 2025, foram realizadas 1.764 ações voltadas ao atendimento e à proteção de pessoas em situação de violação de direitos.
Essas ações incluem: 360 atendimentos diretos; 247 visitas domiciliares; 198 ações de busca ativa; 80 encaminhamentos recebidos pela unidade; e 879 encaminhamentos realizados à rede socioassistencial.
O CREAS tem como missão orientar, acolher e acompanhar famílias e indivíduos que estão com seus direitos violados ou ameaçados, como em casos de violência física, psicológica, sexual, negligência, abandono, trabalho infantil, entre outros.
“A presença do CREAS é uma garantia de que ninguém está sozinho diante da violência ou da vulneração de direitos. Acolher e proteger é uns dos nossos compromissos”, afirmou o prefeito Carlos Delgado.
A atuação da equipe técnica é pautada no atendimento humanizado, garantindo escuta qualificada, acompanhamento psicossocial e articulação com outros serviços da rede de proteção, como Conselho Tutelar, CRAS, Ministério Público e Poder Judiciário.
A equipe do CREAS é composta por 11 profissionais, incluindo: duas assistentes sociais, duas psicólogas, uma pedagoga, uma advogada, uma enfermeira, uma auxiliar pedagógica/administrativa, um motorista, uma estagiária e a coordenadora da unidade.
“O CREAS atua nos momentos mais delicados da vida de muitas pessoas. Nosso foco é garantir escuta, cuidado e dignidade a quem mais precisa”, destacou a secretária de Desenvolvimento Social, professora Joana Grecco.
O CREAS atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, e está localizado na Rua Íris Ferrari Valls, nº 1938, no bairro Bela Vista.
Telefone para contato: (55) 99662-7109 | E-mail: creas@uruguaiana.rs.gov.br
Além dos atendimentos individuais, o CREAS também promove ações educativas e preventivas, contribuindo para o fortalecimento de vínculos e o acesso a direitos.
Autor: Evelyn Gomes - Secom/PMU