A partir do dia 1º de julho de 2025, passam a valer em todo o Rio Grande do Sul as novas normas definidas pelo IPE-Saúde, plano de saúde estadual que atende servidores vinculados a entes públicos, incluindo a Prefeitura de Uruguaiana. As mudanças decorrem da Instrução Normativa nº 04/2025, alterada posteriormente pela Instrução Normativa nº 05/2025.
Entre as principais mudanças, está a adoção de contribuições conforme a faixa etária do servidor e de seus dependentes, que passam a contribuir de forma individual. Cônjuges que também possuem vínculo funcional com o mesmo contratante não poderão mais ser dependentes e deverão possuir planos próprios. As alterações impactam diretamente o valor pago mensalmente, uma vez que a partir de 1º de julho será sob a faixa etária dos servidores e não mais pelo percentual da remuneração.
Até o dia 30 de junho os titulares ainda podem incluir ou excluir dependentes diretamente pelo site do IPE-Saúde. A partir do dia 1º do próximo mês, esse procedimento deverá ser realizado exclusivamente pela Prefeitura, conforme o novo regramento estadual.
“Estamos atentos e preparados para orientar todas as pessoas que precisam de auxílio nesse momento de transição. Teremos uma equipe do RH dedicada exclusivamente para esse atendimento”, explicou a secretária de Administração Ecilma Herrera, que reforça o compromisso com a clareza e o acolhimento no serviço público.
Para auxiliar os servidores que desejam esclarecimentos, o setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Uruguaiana atenderá em regime especial entre os dias 17 e 30 de junho, das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados, das 8h às 12h.
A Secretaria Municipal de Administração é a responsável por esta ação.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU