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Notícias
JUL
08
08 JUL 2025
SEGURANÇA PÚBLICA
TRANSPORTE E TRÂNSITO
OPERAÇÃO RASTRO LIMPO CHEGA À QUARTA FASE E COMBATE ABANDONO IRREGULAR DE VEÍCULOS
Foto Noticia Principal Grande
Foto: Jeffersom Almeida/Secom PMU
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Nesta terça-feira, 8 de julho, foi realizada mais uma etapa da Operação Rastro Limpo em Uruguaiana. Esta é a quarta edição da ação que tem como foco a retirada de veículos abandonados ou sem funcionamento das vias públicas, visando preservar a saúde dos moradores, garantir segurança e manter a organização dos espaços públicos.

“A continuidade dessa operação é uma demonstração de que seguimos comprometidos com o cuidado com a cidade. É um trabalho que exige persistência, mas os resultados têm sido visíveis em diversos bairros”, destacou o secretário de Segurança e Trânsito, José Clemente.

A ação mobilizou equipes da Secretaria de Segurança e Trânsito (SESTRA), agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMUD), com atuação dos setores de Alvará. As atividades começaram pela manhã e seguiram ao longo da tarde.

“Cada veículo removido representa mais tranquilidade para os moradores. Estamos cuidando da cidade e respeitando as pessoas sempre”, afirmou o prefeito Carlos Delgado.

A quarta fase da operação teve dois focos principais: a verificação de novas denúncias de veículos abandonados e o acompanhamento de casos já notificados nas etapas anteriores, para garantir que os responsáveis tenham cumprido com as determinações. Nos casos em que o prazo se esgotou sem a retirada do veículo, as equipes realizaram a remoção conforme previsto em lei.

A permanência prolongada de veículos inutilizados nas ruas pode gerar sérios transtornos, como acúmulo de água parada, propiciando criadouros do mosquito da dengue, além da presença de animais peçonhentos e obstrução de calçadas, afetando diretamente a mobilidade e o bem-estar da população.

Durante a operação, foram registrados os seguintes dados:
    •    09 veículos foram removidos ao depósito municipal;
    •    24 veículos foram notificados com prazo de cinco dias para regularização;
    •    10 autuações de trânsito foram aplicadas;
    •    04 notificações foram emitidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico;

Além disso, 12 veículos que haviam sido notificados em fases anteriores já estavam com as irregularidades sanadas, demonstrando o caráter educativo e preventivo da operação.

Nos casos em que o responsável pelo veículo foi localizado no momento da abordagem, foi solicitada, aos veículos irregulares, a retirada imediata. Quando houve recusa ou impossibilidade de remoção, a SESTRA executou o recolhimento com o apoio de guincho.

A Prefeitura de Uruguaiana reforça que a Operação Rastro Limpo segue como uma ação permanente, que avança por diferentes regiões da cidade para garantir limpeza, segurança e respeito aos espaços públicos.
Autor: Evelyn Gomes - Secom/PMU
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