A Coordenadoria Municipal da Defesa Civil atualizou, na noite desta terça-feira (8/7), o número de desabrigados e desalojados em Uruguaiana em razão da cheia do Rio Uruguai. No momento, são 231 desabrigados e 969 desalojados.
A medição do Rio Uruguai no município está com 9,02m acima do nível normal. A cota de inundação é 8,50m. Os dados são do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
A Prefeitura de Uruguaiana mantém três abrigos abertos para acolher atingidos: Centro Esportivo Zona Leste, Centro Esportivo Nova Esperança e ginásio da escola Elisa Valls. Eles recebem refeições e suportes nas áreas da saúde, assistência social e segurança.

Transferências
Pessoas que necessitarem de transferência em razão da elevação do nível do Rio Uruguai devem entrar em contato com a Defesa Civil por meio dos seguintes telefones: (55) 99689-7047 ou (55) 99641-6806.

Doações aos atingidos
A união e a solidariedade são fundamentais neste momento. As doações aos atingidos pela enchente são recolhidas em frente à Prefeitura Municipal de segunda a sexta-feira das 9h às 17h; aos sábados e domingos das 9h às 13h. O ponto também coleta agasalhos e cobertores.
Toda ajuda é bem-vinda, porém, alguns itens são prioridades neste momento, como: alimentos (leite, café, biscoitos, achocolatados, arroz, feijão, massa, farinha de milho, farinha de trigo e molho de tomate); material de higiene (fraldas, sabonete e absorvente); e produtos de limpeza (água sanitária, sabão em pó e desinfetante). Embalagens de marmitex e marmitas de isopor também são importantes.