Lideranças políticas e comerciais de Uruguaiana realizaram, na manhã desta quarta-feira (16/7), uma reunião para manifestar e defender o aumento da cota mensal de compras em free shops nacionais. Na oportunidade, também foram expostas as diretrizes que norteiam o estudo que está sendo iniciado e que será apresentado, junto ao pedido, ao Governo Federal. O debate aconteceu no Salão Nobre da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
A assembleia integrou ação da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação em Cidades Gêmeas de Fronteiras e da Associação Brasileira de Lojas Francas (ABLF), com apoio da Prefeitura de Uruguaiana.
O movimento tem como intuito fomentar ainda mais o comércio local, estimular o turismo e intensificar a geração de empregos. De acordo com a ABLF, já foram visíveis as mudanças a partir do momento em que a cota subiu de 300 para 500 dólares. Um exemplo foi o aumento de expansão e de crescimento de vendas para cidades um pouco mais distantes de Uruguaiana, como Santa Maria e Corrientes. Ao aumentar a cota para mil dólares, o órgão prevê que Uruguaiana e região vão atrair mais turistas e de localidades ainda mais distantes, como Buenos Aires e Mendoza, por exemplo.
“Uruguaiana já é a segunda localidade brasileira com maior ingresso de estrangeiros, perdendo apenas para o Aeroporto de Guarulhos. Precisamos mostrar para as autoridades federais que precisamos de investimentos e de ações que estimulem ainda mais esse desenvolvimento que objetiva geração de emprego, melhores condições de renda e crescimento do turismo”, destaca o deputado estadual Frederico Antunes, presidente da Frente Parlamentar.
Algumas lojas de Uruguaiana, atualmente, já registram expressiva porcentagem de vendas para pessoas de outras cidades. Em uma delas, por exemplo, o comércio para turistas já atinge 75% das vendas efetivadas. Foram 600 mil estrangeiros a ingressar no Brasil por Uruguaiana e região de janeiro a junho de 2025 – um aumento de 94% –, atrás apenas do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com 1,3 milhão de pessoas.
“Os free shops são divisores de água no desenvolvimento de Uruguaiana. Representam o carro-chefe para que outras áreas cresçam e elevem a cidade de patamar. Com a ampliação da cota vão ser ofertados maiores atrativos às pessoas que desejam visitar Uruguaiana. A evolução é nítida e, com as próximas aberturas previstas, vamos ultrapassar mil empregos diretos nesse segmento”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
Estudo
A pesquisa, que é um estudo oficial auditável, está sendo iniciada pela Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE). O trabalho, coordenado pelos pesquisadores Rodrigo Feix e Tomás Torezani, visa medir as arrecadações tributárias municipal e estadual; avaliar a geração de empregos; as formas de fomento ao turismo; e os efeitos econômicos e sociais gerados pelas lojas francas. O documento vai ser encaminhado ao Ministério da Fazenda e ainda não tem previsão de conclusão e envio.
“Há algo diferente aqui. Os números, parcialmente, já indicam que há disposição para investimentos em diversos ramos econômicos. O free shop é uma atividade que está desencadeando desenvolvimento. Mesmo de forma breve, já foi possível identificar novos vínculos em construção civil e hotelaria, por exemplo”, destaca Rodrigo Feix.
Danielle Calazans, secretária estadual de Planejamento, elogiou Uruguaiana e destacou a importância do estudo. “Estou impressionada com o que vi. Estou honrada de participar dessa iniciativa e ter a possibilidade de fazer a diferença na vida dessas pessoas. Vamos trabalhar em um relatório consistente e apresentá-lo com o intuito de conseguirmos o aumento de cota”, disse.
Questão tributária e representatividade da Fronteira Oeste
O auditor fiscal Wilsimar Garcia, Delegado da Receita Federal na Alfândega de Uruguaiana, representou o Superintendente do órgão no Rio Grande do Sul, Altemir Linhares de Melo. Ele destacou a relevância da região no comércio internacional e colocou a instituição à disposição nessa construção coletiva.
“Na área de nossa jurisdição, que engloba Uruguaiana, São Borja, Itaqui, Quaraí, Barra do Quaraí, Porto Mauá e Porto Xavier, já foi atingido o valor de 5 bilhões de dólares somente em 2025 no comércio exterior. Sendo que 1,7 bilhão de dólares foi de arrecadação tributária”, disse. “Acredito que esse estudo robusto vai confirmar o caminho a ser seguido. Essa renúncia tributária é compensada em outras áreas”, completou.
Os dados apontam que as rotas de Uruguaiana e São Borja representam 40% do comércio exterior terrestre no Brasil, sendo 24% apenas Uruguaiana. “Esse cenário nos mostra que os trajetos são fundamentais para a economia e que precisamos de investimentos em vias federais na região”, pontuou o deputado Frederico Antunes.
Expansão das lojas francas
Os free shops no país estão tendo uma expansão anual de 34%. Em 2024, movimentaram 89 milhões de dólares no Brasil. Em Uruguaiana, as vendas para pessoas de fora do município já atingem 75% em algumas lojas.
Atualmente, Uruguaiana tem 13 lojas de free shop e com mais três próximas da inauguração. Isso a coloca como a cidade brasileira de fronteira com mais lojas francas no país. Além disso, é a segunda no número de empregos formais no segmento e a terceira no número de lojas, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro.
“Além do desenvolvimento, outros valores também são trazidos pelos free shops: os sociais. Eles também são uma indústria de inclusão social. Nem todas as pessoas podem ir a Miami, por exemplo, para adquirir certos produtos. Ter essa oportunidade na sua própria cidade gera empoderamento e pertencimento”, destacou Paulo Pavin, proprietário de uma loja franca.
Histórico em Uruguaiana
A lei dos free shops foi criada em 2012, regulamentada em 2016 e, em Uruguaiana, a primeira inauguração de loja ocorreu em 2019. Entretanto, algumas ações adotadas pela gestão do ex-prefeito Ronnie Mello, a partir de 2017, contribuíram para o desenvolvimento das lojas francas na cidade. Trata-se de uma taxa mensalmente a ser paga que foi substituída por taxa única com redução de 60% para estimular os empreendimentos na cidade.
Além disso, outra ação por parte da Prefeitura junto ao Senac/RS foi o Qualifica Uruguaiana. Dentro do projeto, diversos cursos estritamente ligados à área de comércio foram ofertados gratuitamente à população. Como, por exemplo, capacitações em espanhol, vendas e marketing. Desde então, cerca de 800 pessoas já foram contempladas com os cursos.
“Precisamos deixar esse legado. As conquistas que nos trazem até aqui temos que comemorar com a ciência de que esse trabalho precisa continuar e ser ampliado. Precisamos vender Uruguaiana mas ao mesmo tempo apresentar números reais para que os empreendedores conheçam o cenário e se sintam motivados a investir aqui”, disso o assessor parlamentar do deputado Frederico Antunes e ex-prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU