Com foco no cuidado, na escuta e na construção de caminhos mais justos, a Prefeitura de Uruguaiana realizou na última quarta-feira (16/7) a 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento aconteceu no Lions Clube e reuniu 150 pessoas, incluindo profissionais, lideranças e representantes da comunidade.
Com o tema “Mais democracia, mais igualdade, mais conquistas para todos”, a conferência foi um espaço para refletir sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no cotidiano e para construir propostas que fortaleçam a rede de proteção, oportunidades e dignidade. Durante a programação, também foram eleitos os delegados e delegadas que irão representar Uruguaiana na etapa estadual.
“As conferências são instrumentos democráticos fundamentais. São nesses momentos que conseguimos reunir vozes diversas para pensar caminhos que promovam mais igualdade e dignidade”, avaliou o secretário de Governo, Paulo Fossari.
Os debates foram guiados por cinco eixos temáticos:
• Eixo 1 – Violência de gênero: múltiplas formas, dados atuais e enfrentamentos possíveis
• Eixo 2 – Violência de gênero: múltiplas formas, dados atuais e enfrentamentos possíveis
• Eixo 3 – Saúde da mulher: desafios, dados e propostas
• Eixo 4 – Participação social da mulher, trabalho e renda: avanços, desafios e perspectivas
• Eixo 5 – O mundo feminino na educação
“É ouvindo as mulheres, com atenção e respeito, que conseguimos avançar na construção de políticas públicas mais justas, que contemplem as reais necessidades de quem vive a cidade todos os dias”, afirmou o prefeito Carlos Delgado.
A conferência foi promovida pela Secretaria de Governo (SEGOV) e contou com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher(COMDIMU), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da 10ª Coordenadoria Regional de Educação (10ª CRE), do Lions Clube e do Banco Sicredi.
Autor: Evelyn Gomes - Secom/PMU